O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) neste último domingo (10) criticou o senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) por ainda não ter providenciado e pautado a sabatina do ex-advogado-geral da União André Mendonça, indicado para o STF (Supremo Tribunal Federal).
“Quem não está permitindo a sabatina é o Davi Alcolumbre (…) Teve tudo o que foi possível durante os dois anos comigo e de repente ele não quer o André Mendonça. Quem pode não querer é o plenário do Senado, não é ele. Ele pode votar contra, agora o que ele está fazendo não se faz. A indicação é minha”, disse Bolsonaro durante entrevista em Guarujá (SP), onde está passando o feriado prolongado.
“Se ele quer indicar alguém para o Supremo, ele pode indicar dois. Ele se candidata a presidente ano que vem e no primeiro semestre de 2023 tem duas vagas para o Supremo”, continuou.
O presidente da republica indicou Mendonça para substituir o ex-ministro Marco Aurélio Mello em 13 de julho, mais Alcolumbre, presidente da Comissão de Constituição e Justiça, ainda não pautou a sabatina, trâmite obrigatório para a nomeação.