O presidente Jair Bolsonaro, do PL (Partido Liberal), junto de sua ex-secretária parlamentar Walderice Santos da Conceição, a ‘Wal do açaí’, foi alvo de uma ação da MPF (Ministério Público Federal), contra a improbidade administrativa. A conclusão da investigação é que ela seria funcionária fantasma.
A ação foi enviada á Justiça Federal de Brasília e pede para que haja ressarcimento de recursos públicos que segundo o ministério Público Federal foram “indevidamente desviados” por meio da nomeação de Walderice, que foi empregada por mais de 15 anos em seu gabinete na Câmara dos Deputados.
“As condutas dos requeridos e, em especial, a do ex-deputado federal e atual presidente da República Jair Bolsonaro, desvirtuaram-se demasiadamente do que se espera de um agente público. No exercício de mandato parlamentar, não só traiu a confiança de seus eleitores, como violou o decoro parlamentar, ao desviar verbas públicas destinadas a remunerar o pessoal de apoio ao seu gabinete e à atividade parlamentar”, diz um trecho da ação.