O Brasil foi reeleito nesta terça-feira (11) para presidir o Conselho Executivo da ONU Turismo (agência especializada das Nações Unidas para o turismo internacional). O cargo é ocupado pelo ministro do Turismo, Celso Sabino.
A votação ocorreu em Riade, na Arábia Saudita, onde Sabino foi representado pela secretária-executiva da pasta, Ana Carla Lopes, pois ele está em Belém participando da COP30.
A reeleição ocorre em meio à crise política de Sabino, que enfrenta ameaças de expulsão de seu partido, o União Brasil, após a legenda decidir deixar a base governista. Apesar disso, o ministro segue no cargo e, mesmo que seja expulso, sinaliza que deve buscar outro partido para manter seu apoio ao presidente Lula.
“No ano passado, tive a honra de ser o primeiro brasileiro a assumir essa função e hoje renovamos esse compromisso. O Brasil vive um dos melhores momentos da sua história no turismo, com o crescimento sendo reconhecido mundialmente”, escreveu Sabino em suas redes sociais.
VITÓRIA! Mais uma grande notícia para o turismo brasileiro!✈️🇧🇷🌎
Hoje, às 10h da manhã em Riade, Arábia Saudita, 4h da manhã de Brasília, fui reeleito presidente do Conselho Executivo da ONU Turismo.
No ano passado, tive a honra de ser o primeiro brasileiro a assumir essa… pic.twitter.com/M6vkgsj0aH
— Celso Sabino (@celsosabinoofc) November 11, 2025
