O ABC do Comunismo é de autoria dos líderes bolcheviques Nicholai Bukharin e Evgeni Preobrajenski, escrito em 1920, três anos após a revolução que derrubou os czares dando origem a URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas), tornando-se o primeiro manual de divulgação do programa do Partido Comunista.
A obra descreve as concepções soviéticas do desenvolvimento do regime capitalista, da Revolução Comunista e da ditadura do proletariado, enquanto Preobrajenski explica os princípios do Comunismo de Guerra.
Trecho do livro
“À medida que as fábricas se multiplicam e que o capitalismo se desenvolve, os operários e os lavadores arruínam-se, e as cidades enormes, de milhões de habitantes, crescem mais rapidamente. Por fim, numa extensão relativamente pequena – nas grandes cidades – aglomeram-se grandes massa populares, cuja imensa maioria é formada pelo proletariado das fábricas. Ele enche os bairros sujos e esfumaçados, enquanto o punhado de senhores possui tudo e habita luxuoso palácios. Este punhado torna-se cada vez menos numerosos. Os operários multiplicam-se e ligam-se entre cada vez mais estreitamente.”
Onde comprar?
Considero os preços da Estante Virtual melhores.