A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) passou mal nesta quarta-feira (13), durante uma audiência em Roma, na Itália, onde está sendo avaliado seu pedido de extradição para o Brasil. Segundo seu advogado de defesa, Fabio Pagnozzi, a parlamentar recebeu atendimento médico e retornou à sessão para ser ouvida, mas ainda não se sabe se o procedimento foi concluído.
Zambelli está presa na Itália desde 29 de julho, após se entregar às autoridades italianas. Ela é alvo de um pedido de extradição do governo brasileiro depois de ser condenada a 10 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
PEDIDO DE EXTRADIÇÃO
A condenação de Zambelli, proferida em maio pelo STF, se deu por ela ter invadido o sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A pena inclui, além da prisão, o pagamento de R$ 2 milhões por danos coletivos. O pedido oficial de extradição foi enviado pelo Ministério da Justiça do Brasil para a Itália em 11 de junho.
A audiência em Roma não apenas avaliava o estado de saúde da deputada, mas também os fundamentos legais para a extradição, com base nas leis italianas e nos tratados internacionais entre os dois países.
A defesa de Zambelli já recorreu da condenação no STF. Caso a extradição seja aprovada pela Justiça italiana, a deputada deverá retornar ao Brasil para cumprir a pena.
Com informações Jurinews