Casagrande um dos maiores ídolos do Corinthians

0
Casagrande um dos maiores ídolos do Corinthians
Walter Casagrande Júnior, um dos maiores ídolos da história do Corinthians / Foto: Reprodução

Walter Casagrande Júnior, um dos maiores ídolos da história do Corinthians, hoje comentarista esportivo do UOL e da Folha de São Paulo, foi um dos pilares do movimento conhecido como Democracia Corintiana, que marcou os anos 1980 ao dar mais voz aos jogadores nas decisões do clube. Casagrande jogou pelo Corinthians em duas passagens:

  • Primeira passagem (1982–1986): período mais marcante de sua carreira no clube, quando foi protagonista da Democracia Corintiana e ajudou a conquistar títulos importantes, como o Campeonato Paulista.
  • Segunda passagem (1993–1994): menos destacada em termos de conquistas e desempenho, mas ainda significativa pelo seu retorno ao clube.
Revelado nas categorias de base do Corinthians em 1980, foi emprestado a Caldense (MG) em 1981 após um desentendimento com o técnico. Retornou ao Corinthians em 1982 para ser consagrado como um dos maiores jogadores do Timão.
Revelado nas categorias de base do Corinthians em 1980, foi emprestado a Caldense (MG) em 1981 após um desentendimento com o técnico. Retornou ao Corinthians em 1982 para ser consagrado como um dos maiores jogadores do Timão / Foto: Reprodução

Após rodar a Europa, Casagrande voltou ao Brasil, mais precisamente, para o Flamengo (RJ). E foi graças a essa sua volta ao Flamengo que Casagrande pode sentir de perto o quanto era amado e idolatrado pela torcida do Corinthians. Em uma tarde de domingo no Pacaembu em 1993, ao entrar em campo com a camisa rubro-negra, Casão ouviu a arquibancada em peso cantando “Volta Casão, seu lugar é no Timão!” e “Doutor, eu não me engano. O Casagrande é Corinthiano!”. Ao ser entrevistado após o jogo, Casagrande confessou que esperava ser xingado e até vaiado, mas nunca receber aquela homenagem e que isso o derrubou psicologicamente e não conseguiu ter uma grande atuação – Informações MEU TIMÃO.

Estatísticas de Casagrande no Corinthians:

  • Total de jogos: 256 partidas
  • Total de gols: 102 gols
Sócrates e Casagrande, a amizade era tão intensa que são considerados como irmãos / Foto: Reprodução
Sócrates e Casagrande, a amizade era tão intensa que são considerados como irmãos / Foto: Reprodução

Com esses números, Casagrande consolidou-se como um dos maiores atacantes da história do clube e entrou para o hall de ídolos do Corinthians.

Clubes por onde Casagrande jogou

  1. Corinthians (1980-1981 e 1982-1986; 1993-1994)
    • Foi onde teve o maior destaque, especialmente durante a Democracia Corintiana.
  2. São Paulo (1981-1982)
    • Teve uma breve passagem antes de retornar ao Corinthians.
  3. Porto (1986-1987)
    • Foi seu primeiro clube fora do Brasil, onde jogou no futebol português.
  4. Ascoli (1987-1991)
    • Transferiu-se para a Itália, onde teve uma experiência importante na Serie A.
  5. Torino (1991-1993)
    • Seguiu na Itália, jogando por outro clube da Serie A.
  6. Flamengo (1993)
    • Jogou brevemente pelo clube carioca antes de retornar ao Corinthians.

Seleção Brasileira

  • Total de jogos: 19 partidas
  • Total de gols: 8 gols
Casagrande na Seleção Brasileira em 1986 / Foto: Reprodução
Casagrande na Seleção Brasileira em 1986 / Foto: Reprodução

Casagrande participou da Copa do Mundo de 1986, no México, e foi convocado para a seleção em outras competições e amistosos.