O ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius Carvalho, publicou um vídeo nesta quinta-feira (8) rebatendo acusações feitas pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) sobre as fraudes no INSS.
Vinícius Carvalho afirmou que o parlamentar está espalhando informações falsas para gerar pânico, e explicou que as fraudes investigadas começaram em 2017 e se intensificaram a partir de 2019, não exclusivamente durante o governo atual.
Carvalho também desmentiu valores citados por Nikolas, como os supostos R$ 90 bilhões desviados, esclarecendo que esse montante se refere ao total de empréstimos consignados feitos no país, sem relação com o esquema investigado. O ministro apontou que o valor real sob investigação envolve descontos feitos por associações em benefícios previdenciários, e que nem todos esses descontos foram necessariamente irregulares.
A CGU e a Polícia Federal estão conduzindo a “Operação Sem Desconto”, que apura descontos ilegais realizados por ao menos 12 organizações civis entre 2019 e 2024.