O ex-ministro Ciro Gomes, do PDT (Partido Democrático Trabalhista), se tornou oficialmente pré-candidato a presidência da republica nas eleições de 2022, pelo seu partido.
Em seu discurso de oficialização, Ciro prestou criticas ao ex-presidente Lula, do PT , ao presidente Jair Bolsonaro PL , é acabou criticando também o pré-candidato ao Planalto Sergio Moro (Podemos).
_”Mas eu faço uma pergunta humilde: será que existiria Bolsonaro se não fosse a contradição econômica, social e moral do Lula?”, questionou.
_”Para ele, o Brasil é um objeto, e se ele não estiver na eleição, nada presta para o Brasil. Eu não posso ficar de novo sustentando as irresponsabilidades do Lula.”
“Em 2018, Lula impôs uma candidatura mentirosa, todo mundo sabia que era inelegível. Ele mentiu que era candidato, travou a disputa. Até quando nós vamos aguentar isso? Cabresto de lulopetismo nunca mais”
Ciro sobre Bolsonaro, “Seria nosso destino cair nas mãos de uma direita obscurantista e criminosa, como a de Bolsonaro?”
Sobre a pré-candidatura de Sergio Moro, o ex-ministro classificou como “esdrúxula” a proposta da criação de uma Corte anticorrupção. “Seria um tribunal de exceção que violaria cláusulas pétreas. Moro faz de tudo para esconder a prova cabal de seu fracasso”, disparou.