A Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) aprovou o Projeto de Lei nº 613/2023, de autoria da deputada Paula Titan (MDB), que assegura prioridade no exame de mamografia para mulheres entre 40 e 70 anos na rede de saúde pública do estado. A proposta visa garantir o diagnóstico precoce do câncer de mama, especialmente para mulheres com histórico familiar da doença, que enfrentam longas filas e dificuldades de acesso ao exame.
Paula Titan destaca que o projeto busca combater o aumento de casos em mulheres mais jovens, faixa etária na qual o câncer de mama tem se tornado mais prevalente. “A ideia é diminuir essa faixa etária de prioridade para que as mulheres de 40 a 70 anos possam ter acesso mais rápido ao exame e preservem sua saúde,” afirma a deputada.
A parlamentar reforça seu compromisso com a saúde das mulheres paraenses, defendendo que o estado invista em equipamentos de mamografia e infraestrutura hospitalar. Espera também que com a aprovação deste projeto resulte em ações efetivas de combate ao câncer de mama, melhorando a prevenção e aumentando as chances de cura para as pacientes.
“Estamos no mês em alusão ao combate e prevenção ao câncer de mama, e o nosso mandato apresentou um projeto muito importante considerando que as mulheres estão desenvolvendo o câncer mais jovens. Infelizmente, cerca de 25% das mulheres com câncer no Brasil estão na faixa etária de 40 a 50 anos. Então, esse projeto garante prioridade para que mulheres de 40 a 70 anos façam a mamografia de rastreamento. A ideia é diminuir essa faixa etária, considerando esses dados e também considerando a dificuldade na realização desse exame. Então, a gente espera que o projeto seja aprovado pelos parlamentares e mais do que isso, que a gente tenha ações efetivas de combate ao câncer de mama realizadas pelo Poder Executivo, investimentos na compra de equipamentos, de mamografia e de estrutura nos hospitais, porque de nada adianta a gente falar de prevenção se o Poder Público não garantir a estrutura mínima para que as mulheres se previnam e preservem a sua saúde. Obrigada!”, destacou em entrevista.