A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de inquérito contra Helder Barbalho no dia 8 de junho com base na delação premiada complementar da J&F. Raquel Dodge considerou haver elementos para investigar os senadores do MDB Eunício Oliveira, Renan Calheiros (AL), Jader Barbalho (PA), Eduardo Braga (AM), Valdir Raupp (RO) e Dario Berger (SC), além do também ex-ministro Guido Mantega, do PT.
Lembramos que Helder apareceu na lista de Fachin sob a suspeita de ter recebido 1,5 milhão não contabilizado da empreiteira Odebrecht na eleição de 2014. Segundo escreveu Fachin em seu despacho, o MPF afirma que o apelido de Barbalho era “cavanhaque”. Na ocasião o ministro negou as acusações. Ele afirmou que nunca utilizou “cavanhaque” e por isso estranha o apelido. Barbalho reiterou ainda que todas os recursos que recebeu na campanha de 2014 foram declarados à Justiça Eleitoral.
Mesmo com as denúncias e pedidos de abertura de inquérito Helder Barbalho não pode ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa, pois não foi por exemplo condenado por orgão colegiado (com mais de um juiz) estando assim habilitado para disputar as eleições.
Como o eleitorado reagirá em relação as denúncias? Helder perderá votos? O paraense levará mesmo em conta as acusações e optará por outro nome?
Helder Barbalho lidera as pesquisas, isso é um fato. Embora o sobrenome Barbalho carregue um peso negativo, ainda causa fascínio em muitos. Isso significa dizer que não se pode subestimar os Barbalhos.
Helder sabe usar muito bem seu carisma, seu poder de marketing e sua facilidade de discurso e diálogo com o eleitorado. E até aonde é possível perceber tal denúncia ainda não foi o suficiente para lhe causar o estrago desejado por seus adversários. Helder continua forte!
Agora, resta saber se em um país que ainda não tem a tradição de não reeleger candidatos com problemas na justiça irá preterir Helder Barbalho.
Como o eleitorado paraense reagirá às só saberemos nas eleições de outubro.
Deixe seu comentário!
Taciano Cassimiro