Lenildo Mendes dos Santos Sertão, mais conhecido como Delegado Caveira, 42 anos, natural de Rio Verde, estado de Goiás, integra os quadros do PP (Partido Progressista), partido de grande representatividade nacional, com Ciro Nogueira como Chefe da Casa Civil do governo Jair Bolsonaro, e Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados.
Caveira foi o 40º deputado eleito em 2018 com 16.325 votos, lembrando que o Pará elege 41 deputados a cada 4 anos.
O deputado na Alepa (Assembleia Legislativa do Pará) se posiciona como oposição ao Governador do Estado Helder Barbalho. O parlamentar não perde uma oportunidade para criticar o governador, seja no parlamento, em reuniões ou nas entrevistas, sendo sempre ácido em suas falas.
“..governador mais bandido que nós temos no Brasil, Helder Barbalho..”, ” o estado é roubado há tempos”, “onde está acontecendo a maior roubalheira no Brasil, é no estado do Pará“ falas do deputado Caveira.
Caveira é um dos poucos deputados que defende o Impeachment de Helder Barbalho, na verdade o primeiro a fazer o pedido.
O deputado é declaradamente bolsonarista, situado no espectro político da direita ou extrema-direita à depender da visão de quem observa o Caveira.
Se suas constantes críticas ao governo de Helder Barbalho, e defesa eloquente de Jair Bolsonaro, se isso colabora ou não para sua afirmação como uma liderança política forte, e consequentemente para sua reeleição, só saberemos no pleito de outubro.