O deputado estadual Jessé Lopes, do PSL (Partido Social Liberal), está sendo duramente criticado nas redes sociais após se reunir em seu gabinete com o colombiano Marco Antonio Heredia Viveros, conhecido como o ex-marido de Maria da Penha.
“Conhecem este senhor?”, perguntou o deputado nos stories do seu Instagram. “Seu nome é Marco Antônio, o marido da Maria da Penha. Visitou o meu gabinete e contou a sua versão sobre o caso que virou lei no Brasil. Sua história é, no mínimo, intrigante”.
CONHEÇA O CASO:
Maria da Penha é uma farmacêutica brasileira, natural do Ceará, que sofreu constantes agressões por parte do marido.
Em 1983, Marco tentou matá-la com um tiro nas costas, que a deixou paraplégica e posteriormente, ele teria tentando eletrocutá-la. Ela, então, criou coragem para denunciar o agressor.
Após anos de luta, a Lei n° 11.340, conhecida como Lei Maria da Penha, foi sancionada em agosto de 2006.
Violência doméstica no estado do Pará:
Em 2020, o Pará foi considerado o estado com maior aumento de casos de violências contra as mulheres, com 7.241 registros.
Combate
A boa notícia é que mulheres tem se levantado no Pará e combatido esse tipo de violência, como a vereadora Tatiane Helena, presidente da Câmara Municipal de Paragominas e Procuradora Titular da Procuradoria da Mulher na Câmara, a deputada estadual professora Nilse Pinheiro, do Republicanos, Procuradora Especial da Mulher da ALEPA, a deputada estadual Renilce Nicodemos, do MDB (Movimento Democrático Brasileiro), que tem realizado por todo Pará uma série de ações em defesa da mulher, e a vereadora Eliomar Cruz, do MDB, presidente da Câmara Municipal de Moju, em processo de criação de uma Procuradoria da Mulher em Moju.