Em 2026, os atuais deputados estaduais do Pará serão testados mais uma vez nas urnas. As eleições municipais 2024 “terminaram”, porém a corrida eleitoral não. Assim, deputados já se organizam, buscam novas lideranças e até procuram reparar algumas arestas e curar feridas de aliados e bases. Se vacilar não se reelege.
Desde 2016, cirando na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), e sempre, dois anos antes das eleições, a gente começa a sentir o cheiro de quem não vai se reeleger. Hoje, temos métricas mais realistas, conhecemos melhor o Pará e dialogamos muito mais com os paraenses em seus 144 municípios, o que nos ajuda a fazer uma leitura melhor do cenário político.
Alguns erros do passado são muito comuns no presente:
Primeiro, deputados que deixaram de ser do povo e agora são ESTRELAS;
Segundo, deputados que prometeram muito e deram muito pouco;
Terceiro, deputados cujas assessorias tratam colaboradores do parlamentar como inimigos em potencial. Assim, não enviam pautas, não dão nenhum tipo de colaboração para que o nome do deputado chegue mais longe. Depois farei um texto sobre as boas assessorias;
Quarto, deputados que viraram as costas para aliados, lideranças, bases, e agora estão queimados. Alguns, já começaram a correr atrás do prejuízo;
Quinto, popularidade ao nível de estado baixa. Participar de entregas com o governador é uma coisa, ser presente na vida do paraense é outra. O Feedback que nossos canais recebe no Instagram, WhatsApp, na Página do Facebook e Grupos do Facebook sobre mandatos de parlamentares assusta.
Nesses anos vi deputados super gente boa ficarem pelo caminho. Ficaram por desconsiderarem as lições da política, por acharem que já dominavam todas as peças do tabuleiro.
“Política é como nuvem. Você olha e ela está de um jeito. Olha de novo e ela já mudou”
O parlamento conta com 41 deputados, incluindo o presidente. Nesse momento todos acreditam que estão “REELEITOS”, alguns nessa crença fecham os corações para os conselhos, alerta e observações, da imprensa e de especialistas em política paraense. Os mais humildes ouvem com atenção e corrigem a ROTA.
Quem avisa amigo é, O RECADO FORA DADO! E 2026 é logo ali.