O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou nesta segunda-feira (7/7) sua rede Truth Social para defender Jair Bolsonaro (PL) e criticar duramente o sistema judiciário brasileiro. Bolsonaro é réu no Supremo Tribunal Federal (STF), acusado de envolvimento em uma suposta tentativa de golpe, e está inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Trump afirmou que o ex-presidente brasileiro está sendo perseguido injustamente e o elogiou como um “líder forte” e “negociador duro”. Segundo ele, Bolsonaro “não é culpado de nada, exceto por ter lutado pelo povo”.
O republicano também lançou dúvidas sobre a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), classificando-a como “muito apertada”, e disse que Bolsonaro “está liderando nas pesquisas”.
Comparando a situação de Bolsonaro à sua própria experiência com a Justiça dos EUA, Trump chamou o processo no STF de “caça às bruxas” e declarou: “O Grande Povo do Brasil não vai tolerar o que estão fazendo com seu ex-presidente”.
Trump concluiu prometendo acompanhar de perto os desdobramentos envolvendo Bolsonaro, sua família e apoiadores, defendendo que o verdadeiro julgamento deveria ocorrer nas urnas.
Fonte: Metrópoles