O deputado federal Éder Mauro deixou a presidência estadual do Partido Liberal (PL) para se dedicar à articulação política visando as eleições de 2026. A decisão, confirmada pelo partido nesta segunda-feira (18), abre espaço para que o deputado concentre esforços na construção de candidaturas fortes para os cargos de governador e senador.
O comando do diretório estadual será assumido pelo deputado federal Joaquim Passarinho, que terá a missão de integrar novas lideranças e fortalecer as campanhas majoritárias da sigla. Segundo o Portal O Fato, Durante a gestão de Éder Mauro, o PL alcançou seu maior crescimento no Pará, ampliando em quase 400% o número de comissões municipais e consolidando-se como protagonista da direita no estado.
Nos bastidores, porém, a saída de Éder e de seu filho, o ex-deputado estadual Rogério Barra, também refletiu pressões da direção nacional, que avaliou como insatisfatórios os resultados das eleições municipais de 2024, quando o partido não conseguiu eleger prefeitos no estado.