Edir Veiga “quando um governante aparelha as instituições”

1
Edir Veiga "quando um governante aparelha as instituições"
Imagem: Reprodução

No livro “como as democracias morrem”, Levitsky, conclui que: quando um governante aparelha as instituições e as usa contra os adversários, é um sintoma objetivo de que os atores estão abandonando o pacto constituinte e navegando rumo ao ocaso.

No Brasil, desde a República Velha e até os dias de hoje, o modus operandi de nossos políticos sempre obedeceram a este comportamento político destrutivo em relação aos adversários nas esferas estadual e municipal.

Atualmente, Bolsonaro inaugurou este comportamento na esfera do governo central.

De uma forma geral, o uso das instituições do Estado contra os adversários é generalizado na América Latina, África democrática e no leste da Europa recém democratizado.

Então Levtisky, ao “descobrir o ovo de Colombo” está tão somente olhando para EUA e Europa ocidental. No Brasil, América Latina e África democrática desde sempre os maiores atores políticos usam as instituições contra seus adversários. Talvez isto jogue luz sobre o ciclo: democracia rápida/ ditaduras, que acompanhou esta região ao longo do do século XX e início do século XXI.

Talvez este comportamento aparelhista dos governantes das regiões periféricas expliquem a maior fragilidade do regime democrático nos países pobres e em desenvolvimento.

Portanto, a variável “Aparelhamento do Estado” seja parte das explicações de porquê, os maiores atores políticos e por consequência, a sociedade, tenham pouco apreço pela democracia na periferia do capitalismo.

Quer dizer, em nossa região do planeta, vivemos em constante risco de acordarmos sob o pesadelo de um golpe de Estado. Como alterar está tendência catastrófica? Não tenho respostas.

Porém, Caso está variável seja prenúncio de instabilidades na Europa e EUA, o mais provável é que nos próximos deveremos assistir uma escalada autoritária na Europa e nós EUA.

Texto de Edir Veiga

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here