O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) decidiu, por maioria de votos, na quinta-feira (01), acolher o Agravo Regimental protocolado pela ex-deputada Eliane Lima, requerendo a recondução da Comissão Provisória do Partido Solidariedade em Tucuruí.
Manobra Política
A decisão reverte a destituição de Eliane, ocorrida em junho devido a uma manobra política do atual prefeito Alexandre Siqueira, que conseguiu tomar o controle do Solidariedade no município e enfraquecer a liderança do partido no estado por meio de articulações bem-sucedidas com a presidência nacional do partido em Brasília.
A posição do TRE-PA contraria o relatório do jurista Marcelo Guedes, que havia anteriormente negado liminar favorável à ex-parlamentar. O tribunal, ao reconsiderar a questão, devolve a Eliane Lima o direito de participar das eleições municipais deste ano, na qual ela se prepara para concorrer novamente ao cargo de prefeita.
Eleições 2024
Eliane Lima, que na eleição passada perdeu por uma margem apertada de apenas 100 votos, atualmente lidera as pesquisas de intenções de voto em Tucuruí.
Sua recondução à comissão provisória do Solidariedade é vista como uma reviravolta significativa no cenário político local, e pode ser decisiva para suas aspirações eleitorais.