As eleições de 15 de novembro de 2020 em Goianésia do Pará foi vencida por Itamar Cardoso, do Avante, com 6.201 votos, deixando em segundo lugar o atual prefeito Ribamar Lima, do MDB, que recebeu 5.179 votos.
Ocorre que a candidatura de Itamar estava sob judice, com pendências na justiça eleitoral, por isso não foi diplomado no dia 18 de dezembro que é a data limite que atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo. Itamar NÃO FOI DIPLOMADO.
LEI ELEITORAL
Itamar recorreu as instâncias superiores aguardando o julgamento do TSE (TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL), caso o tribunal mantenha decisão contrária ao candidato vencedor nas urnas haverá nova eleição conforme Lei Eleitoral em seu artigo Art. 224. “§ 3 º A decisão da Justiça Eleitoral que importe o indeferimento do registro, a cassação do diploma ou a perda do mandato de candidato eleito em pleito majoritário acarreta, após o trânsito em julgado, a realização de novas eleições, independentemente do número de votos anulados”. (Incluído pela Lei nº 13.165, de 2015) (Vide ADIN Nº 5.525).
Em 1 de janeiro o presidente da Câmara Municipal de Goianésia do Pará, que ainda será eleito na sessão de posse dos mandatos, assumirá automaticamente a prefeitura do município.
PRESIDÊNCIA DA CÂMARA
Os vereadores mais contados para assumir a Câmara são: Welliton Urbano, do PSC, segundo mais votado, com 819, e Pastor Davi, do MDB, 712 votos, que ficou em terceiro lugar. O mais votado para vereador Naldo, do MDB, com 834 votos, tem das urnas a legitimidade para pleitear o cargo de presidente, porém em política os acordos, as conversas e acertos são determinantes para a escolha do presidente, por isso geralmente esse jogo é de CARTAS MARCADAS.
Em caso de nova eleição o prefeito interino naturalmente passará a ser um dos nomes fortes para eleição, e os demais a começar do atual prefeito Ribamar, Russinho e Baianinho por serem bem votados poderão concorrer ao cargo com novas estratégias, bem como o nome de Pedro Peliser, do PRTB, que em virtude da morte do filho desistiu do pleito, também ganha força e poderá ser um dos concorrentes.
RESULTADO ELEITORAL EM GOIANÉSIA PARA PREFEITO: