Em Jacundá, só 3 mulheres conseguiram se eleger vereadora; 13 cadeiras estavam em disputa

0
Em Jacundá, só 3 mulheres conseguiram se eleger vereadora; 13 cadeiras estavam em disputa
A representatividade feminina na Câmara Municipal de Jacundá, no Pará, tem mostrado variações ao longo das últimas legislaturas. Art. TN Brasil TV

A representatividade feminina na Câmara Municipal de Jacundá, no Pará, tem mostrado variações ao longo das últimas legislaturas, com avanços e retrocessos no número de mulheres eleitas.

Em 2017, a composição contou com quatro vereadoras: Irmã Lane (Republicanos), Mariza (PDT), Marta Costa (MDB) e Neusa do Adão (Republicanos). Na legislatura seguinte, em 2021, houve uma queda significativa, com apenas Raylane dos Santos Soares (PSD) eleita para representar as mulheres na Câmara.

Para 2025, no entanto, a representatividade feminina voltará a crescer, com três vereadoras eleitas: Marta Costa (MDB), que retorna à Câmara, Erika do Daniel (PSD) e Edna Edferro (UB). Apesar do aumento, o número ainda é muito baixo, considerando que foram preenchidas 13 vagas na Câmara Municipal.

A presença feminina no parlamento é fundamental para promover políticas públicas que atendam às necessidades das mulheres com maior propriedade e conhecimento de causa.