Em Paragominas, apenas duas mulheres conseguiram se eleger vereadora; 17 cadeiras estavam em disputa

0
Em Paragominas, apenas duas mulheres conseguiram se eleger vereadora; 17 cadeiras estavam em disputa
A representatividade feminina na Câmara Municipal de Paragominas teve um resultado negativo nas eleições de 2024, com apenas duas mulheres eleitas. Art. TN Brasil TV

A representatividade feminina na Câmara Municipal de Paragominas teve um resultado negativo nas eleições de 2024, com apenas duas mulheres eleitas em um total de 17 vagas.

Dra. Mozimeire (Republicanos), com 1.318 votos, e Elizelma Ribeiro (DC), com 648 votos, serão as únicas vozes femininas no legislativo local, revelando a baixa presença feminina na composição da Câmara.

A presença de apenas duas vereadoras aponta para um retrocesso em relação a anos anteriores, especialmente considerando que, em 2017, o legislativo municipal contava com quatro mulheres entre as cadeiras. Já na legislatura seguinte, em 2021, essa participação caiu drasticamente, deixando apenas Tatiane Helena como única representante feminina.

Nessas eleições, para a Prefeitura de Paragominas, o eleito foi Sidney Rosa (MDB), com 49,04% dos votos, derrotando Dr. Lucídio (União Brasil), que teve 29,08%, e Tatiane Helena (PP), que obteve 10,09% dos votos em sua tentativa para o cargo executivo.