O senador Marcos do Val (Podemos-ES) realizou uma transmissão ao vivo no YouTube na sexta-feira (22), na qual desobedeceu medidas cautelares determinadas pelo ministro do STF Alexandre de Moraes. Durante a live, ele exibiu a tornozeleira eletrônica que utiliza, ameaçou Moraes verbalmente e mostrou cartões de crédito bloqueados e uma ordem de despejo de seu gabinete.
As medidas restritivas impostas a Marcos do Val incluem recolhimento domiciliar, bloqueio de contas e bens, cancelamento do passaporte e suspensão de salário e verbas de gabinete. Ele é investigado por suposta articulação para anular o resultado das eleições de 2022 e por ataques a investigadores da PF.
Durante a live, que durou mais de uma hora, o parlamentar proferiu ataques diretos e chegou a ameaçar o magistrado. “Você tá fodido, Alexandre. Xandão, coincidência? Você não sabe com quem se meteu”, disse Marcos do Val.
“Nós estamos sendo despejados pelo Alexandre de Moraes, porque não pagamos o aluguel do nosso gabinete”, diz o senador.
Marcos do Val afirmou estar passando por uma “crise”, mas disse que as decisões judiciais serviram de incentivo para enfrentá-la. “Já estive nas forças especiais e a gente sabe lidar com situação de crise. Eu já falei para você bilhões de vezes: quanto mais crise você traz para mim, mais tesão eu tenho para ir para cima de você”.