O vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, anunciou 292 integrantes para compor a equipe do governo de transição, distribuidos em 30 grupos temáticos. Dentre eles, a equipe de meio ambiente, que enfrenta o desafio de recuperar as políticas ambientais do Brasil, tema bastante discutido na COP27, conferência do clima das Nações Unidas.
Confira a lista completa:
Carlos Minc, geógrafo, ambientalista, foi ministro do meio ambiente (2008-2010), secretário de meio ambiente do RJ e deputado federal.
Izabella Teixeira, bióloga, foi ministra do meio ambiente (2010-2016) e copresidente do painel de recursos naturais da ONU.
Jorge Viana, engenheiro florestal, foi governador do Acre e senador pelo mesmo estado e prefeito de Rio Branco.
José Carlos Lima da Costa, advogado com especialização em direito ambiental, foi secretário-chefe da casa civil do governo do estado do Pará e deputado estadual pelo mesmo estado.
Marilene Corrêa da Silva Freitas, professora da Universidade Federal do Amazonas, foi reitora da Universidade do Estado do Amazonas.
Pedro Ivo, ambientalista e dirigente nacional da Rede Sustentabilidade, foi candidato ao Senado.
Silvana Vitorassi, doutora em educação ambiental, especialista em gestão ambiental, foi gerente da divisão de educação ambiental em Itaipu Binacional.
O paraense José Carlos Lima, foi entrevistado pelo jornalista Taciano Cassimiro, do TN Brasil Tv, em 2020. Na época, José Carlos era presidente do PV (Partido Verde) e comentou sobre afirmativas de que o partido e ambientalistas são contra o progresso.
“É possível você fazer uma linha econômica de geração de emprego na área de sustentabilidade. Gerar emprego não é só destruir a natureza”, disse o ex-secretário-chefe da casa civil do governo do estado do Pará.
Leia mais no site:
- Governo Bolsonaro deixa saldo de destruição na área social, diz ex-ministra(Abre numa nova aba do navegador)
- Carlos Marighella: “Inimigo Número Um” das Forças Armadas na Ditadura