A deputada federal Erika Hilton (PSol-SP) ironizou publicamente, em suas redes sociais, o pedido protocolado pela defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro para que ele tenha acesso ao programa de remição de pena por leitura. O pedido foi enviado ao ministro do STF Alexandre de Moraes.
A defesa de Bolsonaro solicitou sua inclusão no programa, previsto na Lei de Execução Penal e regulamentado pelo CNJ, que permite abater quatro dias de pena a cada obra lida. Para isso, o preso deve apresentar e ter aprovada uma resenha sobre o livro perante uma comissão avaliadora.
“Não me surpreende! Não porque eu ache que ele ame (ou saiba) ler. Mas porque a outra opção pra reduzir pena é trabalhar”, ironizou, insinuando que o ex-presidente Jair Bolsonaro não gosta de trabalhar.
Os advogados alegam que o ex-presidente demonstra interesse em atividades educativas e culturais compatíveis com a ressocialização. A solicitação ocorre durante o cumprimento da pena de Bolsonaro, condenado por crimes relacionados à tentativa de golpe de Estado.
