O esquerdista Gabriel Boric, da Frente Ampla de esquerda, derrotou o ultradireitista José Antonio Kast se elegendo presidente do Chile, substituindo o presidente de direita Sebastian Piñera, em março de 2022.
O dia foi recheado de polêmicas, pois eleitores passaram mais de duas horas em pontos aguardando o transporte, para eleitores de Boric tudo foi orquestrado, diminuíram o total de ônibus, para que os eleitores não votassem. O engarrafamento também causou transtornos. Porém com 99,47% das urnas apuradas, o novo presidente tinha 55,86% dos votos, enquanto seu adversário tinha 44,14%.
Ao reconhecer a derrota Kast ligou para Boric e o parabenizou:
Acabo de hablar con @gabrielboric y lo he felicitado por su gran triunfo. Desde hoy es el Presidente electo de Chile y merece todo nuestro respeto y colaboración constructiva. Chile siempre está primero 🇨🇱✌️ pic.twitter.com/AvpBKs0GFT
— José Antonio Kast Rist 🇨🇱 (@joseantoniokast) December 19, 2021
O atual presidente, de direita, Piñera, disse que Boric está “à altura da responsabilidade”. Boric disse que será “o presidente de todos os chilenos”.
Leia mais no site:
- Bolsonaro: “Pode investigar o presidente? Pode, mas legalmente”(Abre numa nova aba do navegador)
- Moro afirma ter duvidas, se Bolsonaro e Lula compareceriam no debate.(Abre numa nova aba do navegador)
- “A voz do povo é a voz de Deus” diz Bolsonaro durante o lançamento do Edital de Construção do Ramal de Salgado(Abre numa nova aba do navegador)
- Presidente Bolsonaro disse que Moro é um “mentiroso deslavado”.(Abre numa nova aba do navegador)