Os Estados Unidos e o Paraguai firmaram um acordo de cooperação que estabelece as bases legais para a atuação de militares e funcionários civis norte-americanos em território paraguaio. O documento define direitos, deveres e o status legal dessas forças durante sua permanência no país, sem prever a criação de bases militares ou a presença permanente de tropas estrangeiras.
Segundo o Departamento de Estado dos EUA, o acordo cria um marco para a realização de treinamentos bilaterais e multinacionais, ações humanitárias, resposta a desastres e outras atividades de segurança de interesse comum. O governo norte-americano afirma que o pacto fortalece a parceria entre os dois países e respeita a soberania nacional, contribuindo para maior estabilidade e prosperidade na região.
A assinatura ocorre no contexto da nova Estratégia de Segurança Nacional dos Estados Unidos, divulgada no início do mês pelo governo Donald Trump. O documento prevê uma reorientação da presença militar global, com maior foco na América Latina, resgatando elementos da Doutrina Monroe e buscando corrigir o que o governo considera excessos de gestões anteriores em sua política de segurança e defesa.
Fonte G1
