Ex-presidente condenado, e agora? A Era Lula acabou?

0
Ex-presidente condenado, e agora? A Era Lula acabou?
Imagem: Reprodução
O PT foi fundado após a anistia de 1979, período pluripartidário, época que surgiu a maioria dos partidos hoje em atividade. A data de fundação do PT é 10 de fevereiro de 1980, surgiu das forças e lutas sindicais, e operárias.
 
A história do PT conta com grandes nomes em sua fileira como Aloizio Mercadante, Eduardo Suplicy, Carlos Zaratini, Lindbergh Farias e outros. Porém, sua estrela maior é sem dúvida, Luis Inácio Lula da Silva, o 35º Presidente da história republicana brasileira. 

Governo Lula

O governo Lula teve aspectos positivos e negativos: houve maior redistribuição de renda, soberania e estabilidade econômica. Por outro lado, só se investiu 5% do PIB na Educação quando a constituição exige pelo menos 8%, sem reformas estruturais (agrária, política e tributária), e na saúde o SUS continuou deficiente. 

Estrela Petista

Sem dúvida Lula é a grande estrela, fala à alma do povo, e mesmo com a avalanche de denúncias contra ele, o mesmo continua liderando pesquisas e com isso aumentando as esperanças de quem nele confia para colocar o Brasil nos trilhos. 

Condenado

Na última quinta-feira, 12, aos 71 anos, Lula é condenado a 9 anos e seis meses pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro pelo juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal, em Curitiba. A decisão em primeira instância não tira Lula da corrida presidencial, porém se houver condenação em 2º Instância Lula não poderá concorrer às eleições, e ainda poderá ser preso.
 
“Entre os crimes de corrupção e de lavagem, há concurso material, motivo pelo qual as penas somadas chegam a nove anos e seis meses de reclusão, que reputo definitivas para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva”, condenou Moro.
 
Em 2018 teremos eleições presidenciais, e os pretensos candidatos já se apresentam como Ciro Gomes do PDT, Jair Bolsonaro do PSC um verdadeiro fenômeno midiático, e do PSDB Geraldo Alckmin? João Dória?
 
Segue algumas simples perguntas: A decisão de Moro foi motivada politicamente? Houve o objetivo de tirar Lula das eleições presidenciais? Lula se transformou no que sempre combateu, corrupto? Somente Lula tem o perfil que o Brasil precisa? Ou a era Lula acabou?
 
O tempo nos dará algumas respostas ou todas elas. Dos tribunais virá a condenação dando cabo ao sonho do PT e de Lula de voltar ao comando da nação ou o habilitando-o a concorrer, e sim assim o for, mais uma vez a decisão será do povo, nas urnas, em 2018.
 
Já disseram “Lula é a esperança da nação”. Será?
 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here