SÉRIE – Vereadores de Tailândia: Queimado, Dário e Jakeline

0
SÉRIE - Vereadores de Tailândia: Queimado, Dário e Jakeline

“Queimado, Dário e Jakeline formam a mesa Diretora da Câmara, são colocados por muitos como oposição, embora na prática não demostraram isso”.

Hoje (10) de agosto, quinta-feira, acontecerá na Câmara Municipal de Tailândia a Sessão Solene que dará início aos trabalhos do Legislativo no segundo semestre.

Nesse texto farei uma descrição dos vereadores Queimado, Dário, Jakeline e de seus respectivos partidos e ideologias.

Eis,

José de Sousa Nojosa, o Queimado, presidente da Câmara e presidente do PMN – Partido da Mobilização Nacional. No espectro político alguns especialistas colocam o PMN como de Esquerda e outros na Centro-Esquerda, porém é difícil situar o PMN como partido em uma ideologia especifica embora o partido tenha fortes características do agrarianismo, mobilização e reformista.

Se o PMN for de fato de esquerda sua viés será mais socialista, se, de Centro-Esquerda, a Social-Democracia com alinhamento e inclinação ao liberalismo, sem negligenciar aspectos sociais serão sua temática.

O PMN fez parte da coligação (PMN,PT,PCdoB) que elegeu Luiz Inácio Lula da Silva, em 2002. Em 2010 e 2014 apoiou os presidenciáveis José Serra e Aécio Neves do PSDB.

Queimado no primeiro semestre assumiu interinamente a prefeitura por 18 dias. Ao retornar a presidência da Câmara conduziu bem as sessões, deu prosseguimento as projetos de lei, e em momentos turbulentos garantiu o direito ao contraditório de todos os parlamentares, em suas intervenções foi sempre objetivo e amplamente democrático. Como presidente da Câmara carrega o peso do poder moderador.

Vale ressaltar que Queimado é o primeiro em linha sucessória ao Poder Municipal caso haja julgamento desfavorável ao atual governo no TSE.

Dário Oliveira, vice-presidente da Câmara e presidente do PSB de Tailândia. O PSB foi fundado em 1947 na Era Vargas. Era antigetulista. Foi extinto em 1964 quando do Regime Militar, refundado na era do pluripartidarismo em 1985 resgatando os mesmos ideais marxistas e da Social-Democracia. O PSB é um partido socialista, não confundir comCOMUNISTA. Em 1989, o PSB coligou-se ao PT e ao PCdoB para formar a “Frente Brasil Popular”, que lançou a primeira candidatura de Luís Inácio Lula da Silva à presidência. O PSB é uma alternativa entre os partidos socialistas mais radicais e a Social-Democracia. Busca a redução das desigualdades sociais e a defesa dos interesses dos trabalhadores e de minorias. Aceitam as regras democráticas e a economia de mercado, embora sejam intervencionistas e defensores do estado forte. É um partido de esquerda, porém ao analisar discursos e práticas modernos se ver um PSB mais inclinado para uma Centro-Esquerda.

Dário Oliveira participa de forma objetiva nas sessões emitindo sempre seu parecer sobre os assuntos apresentados, diz o que pensa sem rodeios, com respeito e vez por outra com certa dose de ironia. Vereador popular, voltado para os esportes. Nas eleições de 2016 foi eleito com 863 votos sendo o segundo mais votado. É um líder político achegado ao povo, de fácil identificação com anseios sociais. Sua força nas urnas vem de uma grande identificação com o povo.

Jakeline Neto é do PRP – Partido Republicano Progressista. Fundado em 1989 com ideais republicano, tem como pano de fundo histórico O Manifesto Republicano de 1876 sob a liderança dos maçons Quintino Bocaiúva e Saldanha Marinho, fundadores do Clube Republicano. Objetivo? Derrubar a Monarquia e implantar a República. Em 1873 foi realizada a Convenção de Itu, no interior de São Paulo, que deu origem à fundação do Partido Republicano Paulista (PRP), cujos ideais foram fundamentais para o surgimento do moderno PRP.

O PRP é um partido de Centro-Esquerda que afirma tentar extrair o que de melhor há no socialismo e capitalismo, por isso o PRP não despreza a experiência do liberalismo na história sem negligenciar o Bem-estar e liberdade.

Em Tailândia Jakeline Neto foi eleita com 611 votos, na Câmara tem se destacado com excelentes intervenções que demonstra conhecimento técnico, principalmente, nas questões relacionadas a saúde. Vereadora carismática, de boa oratória e atenciosa aos que à procuram na Câmara para apresentar demandas das mais diversas natureza. Sua capacidade de interação com as mais diversas representações popular da cidade a coloca na categoria de um político cujo futuro é extremamente promissor.

Queimado, Dário e Jakelineformam a mesa Diretora da Câmara, são apontados por muitos como oposição, embora na prática não demostraram isso. Muito pelo contrário, durante o primeiro Semestre agiram sempre como Representantes do Povo, Legisladores e Fiscais – Aprovaram Projetos e Indicações que atendiam os anseios da população. Deve-se entender que em muitos pontos eles podem concordar e discordar entre si, bem como, podem de igual modo ser contrários a Indicações ou ações de parlamentares sem que isso signifique oposição, mas como prática do viver político e ação democrática.

Ainda que sejam vistos como minoria ou não pertencentes da base governista os mesmos devem ser tratados e respeitados em suas individualidades, funções, dignidade, e principalmente como representantes de uma parcela da sociedade.

 

*Em breve estarei escrevendo sobre os demais vereadores.

 

 

 

 

Deixe seu Comentário com o FACEBOOK:

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here