Primeiro, Lula foi condenado em 2º Instância. Mesmo restando recursos no STJ e STF a realidade do momento é Lula está preso. E isso o coloca numa situação constrangedora e absolutamente contraditória quanto ao que esperamos de um futuro governante. Se ele for inocentado em recursos posteriores é outro assunto.
Segundo, Lula ainda lidera as pesquisas. Porém, nem deveria aparecer nelas tanto por causa da prisão, por causa da condenação, por causa da FICHA LIMPA. A insistência de seu nome revela tanto sua popularidade, sua história, porém turva o processo eleitoral, contribui negativamente para a lisura que esperamos de um processo eleitoral, influência as pessoas a olharem para as eleições de maneira comprometida e irreal.
Finalmente acredito que o PT ainda que busque provar a inocência de Lula, deveria na verdade apresentar uma alternativa petista, outro nome. Continuar sua militância pró-Lula de maneira democrática, é um direito do partido. Mas não pode deixar transparecer que o partido É O LULA, e que ele “o PT” não é nada e não pode nada SEM O LULA. O PT não pode ignorar o fato de hoje ser a maior bancada no Congresso, e com isso digo que é a maior que o próprio Lula, porém age como se a vida do petê dependesse unicamente do Inácio.
Portanto, acredito que deve o PT e os petistas, não abandonar seu símbolo maior, Lula, sem contudo deixar de entender que a vida continua e que defender nesse momento Lula nas eleições, é em maior ou menor grau contribuir para macular as eleições de 2018.
Saiba mais:
- Eleições 2020: Alepa usa redes sociais para orientar eleitores(Abre numa nova aba do navegador)
- Deputada Renilce Nicodemos cobra ação de prefeitos no enfrentamento à pandemia(Abre numa nova aba do navegador)
- Presidente nacional do PT afirma – ‘Não iremos a nenhum ato que ataque Lula e o PT’.(Abre numa nova aba do navegador)
- LGBTs criam ‘grupos de segurança’ e buscam aulas de autodefesa.(Abre numa nova aba do navegador)
- Bolsonaro se diz a favor de voto impresso em 2022