O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) declarou que, para evitar as tarifas de 50% impostas por Donald Trump ao Brasil, o país deveria aprovar uma anistia ampla aos réus envolvidos na tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. Segundo ele, isso demonstraria uma “volta à normalidade” política.
“O primeiro passo que a gente tem que discutir é, sim, uma anistia ampla, geral e irrestrita. Porque hoje o Congresso só não aprova essa grande anistia, e isso é um sentimento da maioria esmagadora do Congresso, porque há uma pressão de alguns ministros do Supremo”, afirmou o senador em entrevista à CNN.
Flávio alegou que Trump estaria reagindo ao que considera uma perseguição judicial contra Jair Bolsonaro, e que a anistia seria uma forma de mostrar que o país está disposto ao diálogo. Na carta enviada a Lula, Trump pede o fim do julgamento do ex-presidente e sugere que poderá rever as tarifas caso o Brasil abra seu mercado aos EUA.
O senador ainda alertou que, sem uma resposta do Congresso, Trump pode ampliar ainda mais as tarifas comerciais contra o Brasil.