O gabinete do desembargador Amilcar Roberto Bezerra Guimarães atingiu 100% de produtividade no Índice de Eficiência Judiciária (IEJud), em dezembro de 2024. O índice mede o desempenho de cada unidade judiciária do Estado, para subsidiar o planejamento da gestão processual, com o objetivo de tornar o Judiciário paraense cada vez mais eficiente.
Após a conquista da máxima eficiência judiciária, o desembargador disse ter a sensação de dever cumprido. Ele relata que, para chegar aos 100% IEJUD, adotou a estratégia da simplificação de processos, visando aumentar a produtividade da unidade sob sua gestão.
“Em primeiro lugar simplificamos a forma de trabalhar, o que facilita a produtividade. Focamos sempre na qualidade da prestação de serviços. Para o jurisdicionado interessa seu direito, e não a forma como é entregue. A orientação que dei à equipe foi distribuir o Direito corretamente e simplificar a forma, porque assim podemos produzir mais. Esta foi a estratégia que usei para tentar alcançar a meta”, disse o magistrado.
A unidade judiciária também avançou no que diz respeito à movimentação do acervo e à baixa processual. A Meta 1 (julgar mais processos que os distribuídos) estipulada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) foi cumprida em 109,75%. Já a Meta 2, identificar e julgar até 31/12/2024, pelo menos, 90% dos processos distribuídos até 31/12/2021 no 2º grau foi cumprida em 105,79%.
Fonte: Coordenadoria de Imprensa
Texto: Andrea Cordeiro
Foto: TJPA / Érika Miranda