Governo do Pará decreta emergência ambiental e proíbe queimadas

0
Governo do Pará decreta emergência ambiental e proíbe queimadas
Helder assina decreto que declara emergência ambiental. Imagem: Rodrigo Pinheiro/Ag. Pará

O governador do Pará, Helder Barbalho, decretou situação de emergência em todo o estado na terça-feira (27), proibindo o uso de fogo para limpeza e manejo de áreas devido ao aumento dos focos de queimadas.

A medida visa enfrentar a deterioração da qualidade do ar e a baixa ocorrência de chuvas, especialmente em áreas sob forte pressão ambiental.

A decisão foi baseada em notas técnicas de órgãos como o Cemaden e a Semas, que apontaram a escassez hídrica e os efeitos do fenômeno La Niña em 2024 como fatores que agravam a vulnerabilidade do Pará a desastres ambientais, incluindo incêndios florestais.

“Gostaria de informar a todos que acabo de assinar decreto que declara emergência ambiental no território paraense, proibindo a utilização de fogo para manejo de pastagem, para limpeza de áreas rurais, e isto se deve à urgência ambiental que nós estamos vivendo. Os dados do mês de julho apontam para 3.300 focos de queimadas, o que significa um aumento de 50% comparado com o mesmo período de 2023. Esta é uma marca histórica, o que exige que tenhamos essa medida dura, porém necessária para evitar os impactos ambientais nas áreas de queimadas e a repercussão nos nossos rios, que podem vir a sofrer com secas severas, atingindo as comunidades ribeirinhas e a população do estado do Pará”, declarou o governador Helder Barbalho.