O governo federal anunciou medidas para facilitar a entrada de estrangeiros que participarão da COP30, maior conferência global sobre mudanças climáticas, que ocorrerá de 6 a 21 de novembro em Belém (PA). Uma portaria conjunta dos Ministérios das Relações Exteriores e da Justiça e Segurança Pública estabelece a concessão de vistos eletrônicos gratuitos aos participantes credenciados, como delegados, especialistas, jornalistas e membros da sociedade civil.
O e-visto permitirá múltiplas entradas no Brasil e será válido até 31 de dezembro de 2025. O documento deve ser solicitado por estrangeiros de países que não têm isenção de visto com o Brasil, por meio das representações diplomáticas brasileiras.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, ressalta o objetivo estratégico da iniciativa. “Esta é uma decisão fundamental. Ao facilitar a chegada dos participantes da COP30, nós estamos não apenas garantindo o sucesso do evento, mas, também, abrindo as portas do Brasil e da Amazônia para milhares de visitantes”, destaca Sabino.
Para garantir a preparação da cidade, o Ministério do Turismo vem investindo em qualificação profissional, por meio da Escola Nacional de Turismo, que já formou mais de 2 mil trabalhadores em áreas como atendimento ao turista, idiomas e sustentabilidade.
Além disso, a infraestrutura da capital paraense está sendo aprimorada, com revitalizações de pontos turísticos e reforço na malha aérea. A oferta de voos domésticos para Belém aumentará em 23,3% em novembro, e os voos internacionais crescerão 44% em relação a 2024, garantindo maior conectividade para os mais de 50 mil participantes esperados.
Com informações do Gov.br