O ano de 2023 fechou com recorde de cirurgias realizadas no Hospital Geral de Tailândia (HGT). A unidade de saúde que fica na região de Integração do Tocantins, ao longo do ano passado, a unidade hospitalar, realizou 3.592 procedimentos cirúrgicos, um aumento de 34% em relação ao ano de 2022. Estes números refletem a garantia da assistência especializada para a população de Tailândia e mais 10 municípios da região.
Ao todo, houve um acréscimo de mais 910 procedimentos em 2023, no comparativo de cirurgias realizadas em 2022, quando foram feitos 2.682 procedimentos cirúrgicos, e 89% em relação a 2021, quando foram realizados 1.898 procedimentos. Apenas nos primeiros três meses de 2023, foram contabilizadas mais 765 cirurgias de pequena e média complexidade na unidade hospitalar.
Segundo o diretor Técnico do HGT, o médico Marcello Ferreira, dos mais de três mil procedimentos foram realizados, desses, 1.899 foram cirurgias de média complexidade, realizadas no Centro Cirúrgico (C.C) e contaram com todo o aporte necessário para a realização dos procedimentos.
“O ano de 2023 foi de excelência para o paciente cirúrgico, que registrou mais um recorde de cirurgias para nossa unidade hospitalar. Hoje atendemos com tempo de espera mínimo todos os pacientes provenientes do Ambulatório e, além disso, oferecemos suporte para usuários de outros municípios, por meio da busca ativa de pacientes que possam ser atendidos aqui no HGT, ampliando a assistência para além dos 11 municípios atendidos”.
Ainda conforme o gestor, além de outras especialidades, de cirurgião geral, anestesista, ortopedista, a equipe multiprofissional da unidade hospitalar trabalha com ginecologista e obstetra, oferecendo suporte 24 horas. “Estamos trabalhando de forma sistemática para melhorar, ainda mais, o nosso atendimento e, consequentemente, aumentarmos o número de procedimentos realizados, oferecendo mais saúde para quem mais precisa”, reforça o diretor.
“Isso significa que estamos conseguindo alcançar nosso objetivo que é descentralizar cada vez mais os serviços de saúde em todos os níveis de complexidade, ofertando procedimentos dos mais simples aos mais complexos no próprio município ou região onde o usuário do SUS reside”, destaca a secretária de Estado de Saúde Pública, Ivete Vaz.
Para o aposentado, Getúlio de Souza, 54 anos, que utilizou os serviços de cirurgia prestados pelos profissionais do HGT, ao realizar uma colecistectomia, mais conhecida como remoção da vesícula biliar, o serviço prestado foi excelente.
“Foi tudo bem com a minha cirurgia, graças a Deus. Fui bem orientado pelas profissionais da Enfermaria e do Centro Cirúrgico. Isso não só mais uma cirurgia que o hospital realiza, não são apenas números; são pessoas que agora conseguem viver bem melhor, com saúde”, concluiu o paciente.
Entre as cirurgias mais realizadas no HRT estão as de fraturas de baixa e média complexidade, resultantes de acidentes automobilísticos e as cirurgias eletivas de hérnias, programadas via Ambulatório. Dentre os 3.592 procedimentos, o destaque está para as de Ortopedia, com 1.332 realizados, seguido por cirurgia geral e obstetrícia.
A nível Ambulatorial, a unidade oferta ainda, consultas especializadas nas áreas de ortopedia, pediatria, ginecologia/obstetrícia, cirurgia geral e cardiologia.
Ao falar sobre o recorde no número de cirurgias alcançado entre 2021, 2022 e 2023, a gerente assistencial Ane Francy, destaca o empenho da equipe multiprofissional e sua busca contínua da melhoria da assistência, seja por meio de capacitação constante, ou mesmo em investimentos com infraestrutura e iniciativas que visam à otimização dos processos internos.
“Buscamos não apenas manter, mas superar as expectativas, proporcionando saúde e bem-estar àqueles que confiam no HGT como sua referência em cuidados de saúde. Com cuidado e dedicação, nossos profissionais garantiram que os pacientes recebessem atendimento de qualidade, desde a entrada na unidade até o pós-operatório”, ressaltou a gestora.
Estrutura – O Hospital Geral de Tailândia possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.
Serviço: O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e fica localizado na Avenida Florianópolis, s/n, Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-31210.
Por Andrey Silva (HGT-Tailândia)
Fonte: Agência Pará