O Supremo Tribunal Eleitoral (TSE) na noite desta terça-feira (02) indeferiu a candidatura (concorreu as eleições com recurso) e cassou a chapa de Itamar Cardoso, do Avante, por unanimidade, 7×0, Itamar havia vencido as eleições 2020 em Goianésia do Pará com 6.201 votos, o segundo colocado Ribamar Lima, do MDB, e atual prefeito na ocasião, recebeu 5.179 votos.
O relator Ministro Sérgio Banhos votou pela inelegibilidade e cassação da chapa, sendo acompanhado pelos ministros Tarcísio Vieira, Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Luís Salomão, Mauro Campbell e Luis Roberto Barroso.
Veja abaixo a decisão do ministro Luis Roberto Barroso:
Com a decisão do TSE que indeferiu a candidatura de Itamar baseada em caso de improbidade administrativa o município de Goianésia do Pará terá novas eleições.
O TN BRASIL TV conversou com representantes do deputados federais eleitos no Pará, e fomos informados que o partido entrará com pedido na justiça eleitoral solicitando definição de data para novas eleições o mais rápido possível, e que o partido tem pré-candidato definido, Ribamar Lima ex-prefeito.
No momento o município é governado pelo vereador presidente da Câmara, Pastor David, do MDB.