Líderes da política paraense e a COP-30 em Belém

0
Líderes da política paraense e a COP-30 em Belém
Em direção a COP-30 líderes paraenses desempenham importantes papeis para o sucesso do evento mundial / Fotos: Reprodução

Em novembro de 2025 o Pará sediará a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém, capital do estado. Em direção a COP-30 líderes paraenses desempenham importantes papeis para o sucesso do evento mundial.

A primeira figura política de grande importância do Pará é o governador Helder Barbalho (MDB), que não tem medido esforços para estruturação da capital em todos os sentidos. Obras por toda a capital promete elevar Belém a níveis das grandes cidades.

Em segundo, o presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), deputado Chicão. Exímio articulador, líder eficaz, político que conduz o parlamento com muita sabedoria, promovendo todas as ações necessárias para o êxito da Alepa no que lhe compete a COP-30.

Em novembro de 2025 o Pará sediará a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém / Foto: Agência Pará

Em Terceiro, destacamos o deputado Lu Ogawa, presidente da Frente Parlamentar de Acompanhamento e Fortalecimento das Ações da COP 30 no Pará. Sua missão passa por estudos, avaliações, debates e propostas que também possa fortalecer regiões do Estado. Aperfeiçoamento de legislações, valorização dos ribeirinhos e dos quilombolas e a promoção da bioeconomia.

Em quarto, o ministro das Cidades Jader Filho, fortalecendo a parceria entre os Governos do Estado e o Governo Federal. Jader Filho é um dos que vem assumindo o desafio de transformar Belém não apenas para sediar a COP30, mas promovendo melhorias duradouras na Capital, que se estenderão para além de 2025. As obras estão a todo vapor.

Em quinto, o novo Prefeito de Belém, Igor Normando (MDB), vencedor das eleições 2024 com 421.485 votos, derrotando Éder Mauro (PL). Normando, assumirá em 2025, porém como deputado tem feito o dever de casa, e como Prefeito, é certeza de que promoverá na capital as melhores condições para que Belém seja um grande evento mundial, um marco histórico e o pontapé dos grandes desenvolvimentos que a cidade precisa.

COP-30

De acordo com estimativas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), é esperado um fluxo de mais de 40 mil visitantes durante os principais dias da Conferência. Deste total, aproximadamente 7 mil compõem a chamada “família COP“, formada pelas equipes da ONU e delegações de países membros.