A reunião dos governadores com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve início com um apelo do presidente por um pacto nacional para combater o crime organizado, unindo esforços entre estados, municípios e a União.
“Logo, logo, o crime organizado vai estar participando de concurso, indicando juiz, procurador, político, indicando candidato. E essa é uma coisa que é quase incontrolável se a gente não montar um pacto federativo que envolva todos os Poderes, direta e indiretamente envolvidos nisso,” declarou Lula.
O presidente ainda destacou a presença crescente de facções criminosas como o Comando Vermelho e o PCC em praticamente todos os estados: “Eles estão disputando eleições, elegendo vereadores e, quem sabe, indicando pessoas para ocupar cargos importantes nas instituições brasileiras,” afirmou.
O presidente está com governadores nesta quinta-feira (31) para debater a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que centraliza a coordenação do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) nas mãos da União.
Com informações do Estado de Minas.