Lula recebe equipe econômica para encontrar meio de conter o dólar

0
Lula recebe equipe econômica para encontrar meio de conter o dólar
Nas últimas semanas, Lula tem criticado insistentemente a política monetária e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Foto: CRISTIANO MARIZ/Agência O Globo

Em reação à disparada do dólar, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou uma reunião para esta quarta-feira (03), no Palácio do Planalto, onde vai debater medidas para frear o câmbio. Na avaliação dele, a elevação da moeda americana não está ligada a suas críticas ao Banco Central, mas, sim, a um “jogo de interesse especulativo contra o real”.

O que Lula disse

“Tenho conversado com pessoas para ver o que a gente vai fazer. Estou voltando quarta-feira e vou ter uma reunião. Não é normal o que está acontecendo”, afirmou Lula, em entrevista à Rádio Sociedade, em Salvador. Questionado sobre as medidas que pode adotar, desviou. “Tenho de fazer alguma coisa, mas não posso falar, porque estaria alertando os meus adversários.”

Críticas

Nas últimas semanas, Lula tem criticado insistentemente a política monetária e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, acusado por ele de ter um viés político que prejudica o desenvolvimento econômico do país. O chefe da autoridade monetária rebateu o petista, enfatizando que as decisões do banco são técnicas, não políticas.

Lula recebe equipe econômica para encontrar meio de conter o dólar
Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central desde 2019. (Dida Sampaio/Estadão Conteúdo)

Com informações do Correio Braziliense.