O Secretário Especial de Cultura Mário Frias em 2021 no Twitter disse que o ativista negro “precisava de um bom banho“, na sequência o ator Armando Babaioff chamou Frias de “racista”, “bosta” e “sem talento” e Frias entrou com uma ação na justiça, e perdeu, mas a decisão ainda cabe recurso.
O Juizado Especial Cível de Brasília, no Distrito Federal julgou em 18 de março como improcedente a ação e sugeriu que Frias foi de fato racista.
Para justiça Babaioff emitiu opinião pessoal referente a uma pessoa “política que é ocupadora de cargo público”, sendo assim, sujeita ao “escrutino popular”, o juiz destacou que o racismo ainda é “notório” em nosso país e que “há a incorreta e lamentável associação de afrodescendentes a aspectos negativos, tais como a sujeira”.
O Portal Terra destacou que de acordo com a justiça, Frias teve que se explicar posteriormente porque considerava que um homem negro “precisava de um bom banho”. O secretário disse que suas palavras se tratavam de uma metáfora que indicava que o ativista precisava “tomar um banho de caráter”, apesar não ter usado a palavra “caráter“.
Leia mais no site:
- Você sabe quem é Helenilson Pontes? Confira.(Abre numa nova aba do navegador)
- Falta de água tem prejudicado moradores de Ananindeua(Abre numa nova aba do navegador)
- Adauto Felipe participa de reunião para tratar sobre o HGT em Belém(Abre numa nova aba do navegador)
- Após elogiar Mendonça, Marco Aurélio afirmou “STF não é relações públicas”.(Abre numa nova aba do navegador)
- Deputados aprovam projetos para a segurança pública, saúde e cultura