MPPA denuncia Alexandre Siqueira prefeito de Tucuruí, que em vídeo se manifesta; o contexto é a morte de Jones William

0
MPPA denuncia Alexandre Siqueira prefeito de Tucuruí, que em vídeo se manifesta; o contexto é a morte de Jones William
Prefeito de Tucuruí Alexandre Siqueira (MDB) Foto: Reprodução Gazeta Carajás

O TN Brasil TV teve acesse desde a noite de quinta-feira (28) à denúncia do Ministério Público do Pará contra o Prefeito de Tucuruí, Alexandre Siqueira (deputados federais eleitos no Pará) e cinco agentes da Polícia Civil.

O contexto da denúncia é a morte do ex-prefeito Jones William, assassinado em 25 de julho de 2017. O episódio causou diversas implicações como acusações e prisões, e na área política e pessoal, visto que Arthur Brito na época prefeito de Tucuruí sofreu total desgaste em sua imagem política e quanto pessoa, perdendo inclusive as eleições.

Para o MP Alexandre Siqueira cometeu o crime de corrupção ativa:

Consta das peças anexas que entre julho de 2017 e março de 2019, em Tucuruí, ALEXANDRE FRANÇA SIQUEIRA, FIRMO LEITE GIROUX, MOISES GOMES
SOARES FILHO e ANDREI FERNANDES MATEUS ofereceram e pagaram, por diversas vezes nas mesmas circunstâncias de tempo e de local, vantagem patrimonial indevida a cinco integrantes da Polícia Civil do Estado do Pará, para que omitissem atos de ofício e praticassem atos infringindo o dever funcional.

E,

Corrupção passiva da parte dos agentes:

Consta também das peças anexas que entre julho de 2017 e março de 2019, em Tucuruí, JOSÉ EDUARDO ROLLO DA SILVA, DONIVALDO DE JESUS PALHA,
JONATAS RABELO GALVÃO, AMARILDO LEITE DOS SANTOS, com a concorrência de AFONSO ALVES RODRIGUES, solicitaram e receberam, diretamente para si, vantagem patrimonial indevida, em razão das funções públicas exercidas em cargos da Polícia Civil do Estado do Pará, deixando de praticar atos de ofício.

Como destacou o Jornal O Liberal o documento é assinado por seis promotores que fazem parte do Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado (GAECO) e pela 2ª Promotoria de Justiça de Tucuruí.

Em imagem assinaturas dos promotores do MPPA / Print da denúncia
Em imagem assinaturas dos promotores do MPPA / Print da denúncia

Fake News

A denúncia do Ministério Público do Pará em nenhum momento diz que Alexandre Siqueira tenha qualquer participação na morte do prefeito Jones William. É dito que ele teria cometido corrupção passiva, o que é totalmente diferente.

Alexandre Siqueira responde em vídeo

Em vídeo o prefeito respondeu a supostas acusações e ameaçou quem estaria disseminando mentiras “Essa questão jurídica quem trata é o nosso jurídico. Quem fez postagens difamatórias ou espalharam fake news vai ter que se ver com a justiça… Enfim, nosso jurídico vai cuidar disso. Eu quero aqui dizer para todos que até as pedras da rua sabem o que aconteceu com a morte do prefeito Johnny, William, do nosso saudoso Prefeito Jones William, que para mim era mais que um amigo, era meu irmão. Eu só não quero que fiquem utilizando, e nem vou aceitar ficar utilizando isso para fazer políticagem, querendo me colocar como suspeito, denunciado ou autor. Todo mundo sabe o que aconteceu o saudoso Prefeito Jones William. E eu aqui só dizer para a família, os amigos e todos que acompanham o nosso trabalho que eu vou continuar trabalhando…”

O MPPA

Em contato com nossa redação o MPPA informou que não se manifestará em razão de sigilo judicial.

O espaço está aberto…

PARA LER O DOCUMENTO DO MPPA É SÓ CLICAR AQUI: PROCESSO_ 0804856-18.2023.8.14.0061 – AÇÃO PENAL – PROCEDIMENTO ORDINÁRIO (1)