Mulheres na política de Tailândia no Pará e as eleições 2024

0
Mulheres na política de Tailândia no Pará e as eleições 2024
Nem sempre mulheres no comando significa dizer que estão comandando / Imagem: ED. TN

Atualmente o município de Tailândia, no nordeste do Pará, conta com 13 vereadores, 4 são mulheres, Raimunda Pastana (MDB), Nazilda (Podemos), Lorena Lima (MDB), Rosa da Saúde (PL). Na opinião pública uma ou outra merece reeleição, enquanto outras se transformaram em uma verdadeira decepção.

Praticamente em 4 anos de mandato as atuais parlamentares não conseguiram estruturar uma bancada feminina e promover pautas, projetos e ações em comum. Mesmo a presidência sendo feminina, Raimunda Pastana, a tendência é seguir as pautas e vontades estabelecidas pelos homens. Infelizmente isso é um padrão na política brasileira e as mulheres precisam reagir. Nem sempre quem está no comando está comandando.

O PSOL tem na presidência Maria Luísa Farias, um dos únicos partidos presidido por uma mulher em Tailândia, PSDB é o outro. Porém, pouca ou nenhuma mobilização e engajamento com a população, com as massas.

Eleições 2024

Para o corrente ano tem surgido pré-candidaturas femininas dispostas a tentarem mudar o cenário com conhecimento, atitudes e promoção de pautas que possam engajar mais mulheres na vida pública e intensificar pautas e projetos em defesa da mulher e do progresso município.

Destacamos Cleucy Santos (PDT), Gaby Pet Shop (União Brasil), Karine Santos (PSOL), Lene Ponto Certo e Dalva Trindade (ambas do PV), que estão em condições de representar bem o povo tailandense e promover qualificação ao parlamento que é tão carente de mulheres atuantes (não confundir com entregas de cestas básicas ou facilitações de consultas médicas), me refiro a projetos, discussão de pautas que de fato promovem mudanças estruturantes.

Data da eleição?

Em 6 de outubro do corrente ano, brasileiros e brasileiras são de suas casas para elegerem prefeitos e vereadores em todo Brasil, com exceção de Fernando de Noronha e Distrito Federal.