A Secretaria Municipal de Saúde de Chaves, sob a coordenação do secretário Rafael Ferreira, intensificou as ações de combate e prevenção à malária nas áreas endêmicas do município, localizadas principalmente nas regiões do Rio Cururu e Rio Jurará, próximas às fronteiras com Anajás e Afuá.
O Departamento de Vigilância em Saúde realizou uma busca ativa de casos, com equipes percorrendo as residências para aplicação de testes rápidos de malária, garantindo diagnóstico precoce e tratamento oportuno.
Devido à característica ribeirinha das comunidades, o deslocamento das equipes é feito majoritariamente por barco, com trechos sendo percorridos em catraios. A ação conta com o apoio integral da Prefeitura Municipal de Chaves, gestão do prefeito pastor Zequinha, que arca com despesas como alimentação, transporte fluvial e a equipe técnica da Divisão Epidemiológica e Endemias. O 7° Centro Regional de Saúde (SESPA) também contribui fornecendo combustível para as embarcações e apoio técnico de seus agentes.
Proteção contra o vetor
Durante os dez dias da ação, foram atendidas 371 pessoas em 17 localidades, com a instalação e substituição de 206 Mosqueteiros Impregnados com Inseticida de Longa Duração (MILD’s) para proteger a população da picada do mosquito transmissor.
A equipe da Vigilância Ambiental do município (VISAMB) participou da iniciativa, orientando os moradores sobre o uso correto do hipoclorito para o tratamento da água para consumo humano, com a distribuição de 150 unidades do produto.
Durante a ação, a vigilância sanitária do município também realizou o cadastro de estabelecimentos comerciais.
Equipe técnica responsável pela Ação:
● Edivan de Paula Abdon- Agente de Combate as Endemias/ Coordenador de Endemias e Zoonoses
● Evaniely Almeida dos Santos- Enfermeira da Coordenadora da Vigilância Epidemiológica
● Lucas Bogéa Ferreira- Enfermeiro Coordenador da Vigilância sanitária
● Luana Caroline Espindola Nery- Agente decombate as Endemias
● Samuel de Souza Santos- Agente de vigilância sanitária
● Moises Ferreira Batista-Agente de Combate a Endemias
● Daniel do Amaral Cardin- Agente de Combate a Endemias