NEY da Saúde ignorou lições da política e a política não perdoa.

0
NEY da Saúde ignorou lições da política e a política não perdoa.
Imagem: Reprodução / Edição TN BRASIL TV
“Lições que nos vem da política, mas que alguns insistem em não querer aprender”
O mandato de Dilma Rousseff foi uma aula gratuita de como não se fazer política. Dentre tantos erros, o de não fazer articulação política e fortalecer a base. O resultado? Sua cassação. Mas tal lição foi ignorada.
 
Para afunilar o tema me volto para Prefeitura de Tailândia. O prefeito Ney da Saúde, do PSC (Partido Social Cristão), não aprendeu e cometeu o mesmo erro de Dilma, e sem perceber tornou-se em uma tragédia anunciada.
 
Ney não fez e não soube fazer política, alianças, cuidar dos amigos e observar de perto os que minaram sua gestão. Seu governo ignorou partidos, categorias, pessoas influentes, capacitadas e formadoras de opinião na cidade. Ignorou a mídia como TV, Rádio, Sites e Blogs, e quando tentou, ainda o fez de forma equivocada.

Blindado

Ney da Saúde se isolou ou foi isolado, blindado. O que se via ou ainda se ver é uma barreira intransponível. Quando se tenta chegar perto do prefeito, algumas forças impedem o acesso, travam a aproximação. Mas, aquele grupo ou grupinho sempre esteve por perto, promoveram um verdadeiro show gratuito de centralização de poder, e de poder mal exercido.
Além da falta de ciência política e fortalecimento de base, faltou em larga escala humildade para ouvir e aceitar os conselhos e, admoestações dados por muitos.

Sabedoria nas vozes discordantes

Sempre diante das críticas que contestavam práticas ou a falta delas no governo Ney, surgia em uma velocidade alarmante, vozes que gritavam em defesa do prefeito, atacando das mais diversas formas os críticos, denominando-os de “traidor”, “inimigo”, “só fala besteira”, além de remoção em grupos de WhatsApp (AMIGOS DO NEY) de forma sumária, injusta e covarde. Sem contar ataques que atentaram contra a honra dos críticos. Isso é suicídio político.
Ney por alguma razão esqueceu que existe mais verdade nas vozes que nos confronta, cara a cara, do que na fala daqueles que por amar o poder ou depender dele, fazem tudo e de tudo para nele permanecer, principalmente bajular e mascarar a verdade dos fatos.
 
Pois bem, o resultado das urnas apresentou a gestão atual em terceiro lugar, com 7.830 votos, resultado constrangedor para quem estar no comando e com a máquina na mão. Lições não aprendidas custam caro e nesse caso o preço foi a derrota nas urnas.

Erros do Ney

Ney (gestão) errou no marketing pessoal, errou na falta de articulação política, errou em ignorar os influentes, errou em ignorar os sinais das ruas, errou em não abraçar quem demonstrou verdadeira preocupação com ele, errou em sua campanha, ainda que bonita (músicas legais, cor e organização) porém a mesma esteve associada a nomes que não somavam a seu favor.
 
Agora, não cometa o erro de tentar caçar as bruxas.
Termine seu mandato com a mesma honra pessoal que começou. Você é um homem de bem e do bem. Por sua pessoa merecia uma sorte melhor. Mas, política é feita de circunstâncias e as tais não lhes foram favoráveis.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here