O secretário de Saúde do município de Oriximiná, Lúcio Assunção, após ser alvo de publicações em sites e redes sociais baseadas em um áudio que supõe que o mesmo teria prometido cargo em troca de favores, publicou uma NOTA DE REPÚDIO chamando o conteúdo divulgado de “ataques levianos”. O noticioso tenta ferir sua conduta profissional, imagem e honra.
Lúcio Assunção tem feito excelente trabalho a frente da Secretaria de Saúde, é um cidadão popular, respeitado e admirado. O secretário disse que recebeu as informações amplamente divulgadas com despreocupação, porém com forte senso de dignidade, ética e justiça, dando a entender por NOTA que os tribunais serão acionados.
Enquanto colhia informações para esta publicação recebi ligações e mensagens de políticos de nível de estado e federal defendendo a honra do secretário e manifestando solidariedade e todo apoio necessário.
O deve de informar e suas responsabilidades
Os profissionais devem divulgar os fatos e as informações de interesse público conforme ética jornalística, porém deverá sempre respeitar o direito à intimidade, à privacidade, à honra e à imagem do cidadão. O Artigo 4º do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros afirma “O compromisso fundamental do jornalista é com a verdade no relato dos fatos, razão pela qual ele deve pautar seu trabalho pela precisa apuração e pela sua correta divulgação”.
Antes de divulgação de determinados conteúdos é imperativo procurar as partes para que o outro lado da história seja publicizado.
Nota de Repúdio de Lúcio Assunção
É com grande pesar que me vejo obrigado a emitir esta nota de repúdio diante dos ataques pessoais que têm circulado a meu respeito enquanto desempenho minhas funções na Secretaria de Saúde de Oriximiná.
Quero enfatizar que estou completamente despreocupado com esses ataques levianos. Tenho confiança na minha integridade e no meu compromisso em servir à comunidade de Oriximiná com dedicação e ética.
Apelo a todos que verifiquem a veracidade das informações antes de julgar e disseminar notícias infundadas, pois isso não apenas prejudica a mim, mas também a credibilidade de nossas instituições e o bem-estar de nossa comunidade.
Continuarei comprometido com a transparência e a ética, e não vou entrar em detalhes acerca de um assunto que envolve a mim e a justiça que, até hoje, julgou não haver verdade dos fatos.
Como afirmava Mahatma Gandhi, “A verdade nunca prejudica uma causa que é justa.” E é justamente a justiça da minha missão na Secretaria de Saúde que me dá a certeza de que essas calúnias não terão impacto no nosso trabalho em prol da saúde pública.
Atenciosamente,
Lúcio Assunção
Secretário de saúde de Oriximiná