O Tailândia News Brasil esteve no HGT (HOSPITAL GERAL DE TAILÂNDIA) na noite de 28 de outubro para atender uma chamada do paciente, Emerson Marçal Couto, que na ocasião fez criticas pontuais em relação à alimentação e liberação sem autorização. O jornalista Taciano Cassimiro entrou em contato com assessoria de comunicação e recebeu a NOTA em resposta as acusações feitas pelo paciente na live.
O paciente foi informado pelo Tailândia News Brasil sobre a nota e informou que ao retornar de viagem falará sobre a mesma.
Segue abaixo o texto na íntegra:
“Resposta da Assessoria de Comunicação do HGT em atenção à demanda solicitada pelo Tailândia News Brasil:
Esclarecemos que o usuário Emerson Marçal Couto, recebeu toda assistência clínica oferecida pela equipe multiprofissional do Hospital Geral de Tailândia (HGT), ao ser admitido na unidade no dia 27/10 às 19h22, no setor de Pronto Atendimento, por onde passou por avaliação médica e, em seguida, foi internado com diagnóstico de abscesso em região medial distal da coxa esquerda, o que exigiu a realização de procedimento cirúrgico e, para tanto, foi prescrito dieta zero a partir das 23h.
Esclarecemos que o jejum, antes das cirurgias, faz parte de protocolo anestésico para evitar riscos de broncoaspiração, e visa exclusivamente garantir a segurança do paciente. A cirurgia foi programada para a manhã do dia seguinte, mas, em função de 3 cirurgias de emergência com risco de morte, o procedimento do Sr. Emerson Marçal Couto, que era eletivo (quando não há risco de morte), foi realizado das 15h40 às 16h10.
Ainda seguindo prescrição médica, sua dieta foi liberada as 21h30, quando foi fornecido dois copos de mingau. Mas, o paciente exigia alimentar-se com dieta salgada, que seria servida no dia seguinte. Ressaltamos que as dietas servidas aos pacientes são elaboradas considerando-se o estado nutricional e fisiológico de cada um deles, e em situações hospitalares, devem estar adequadas ao estado clínico do paciente, além de proporcionar melhoria na sua qualidade de vida.
O usuário em questão não compreendeu a prescrição médica e ameaçou evadir-se da unidade, apesar de várias tentativas da Enfermagem para sua permanência na assistência, informando sobre a importância do mesmo concluir seu tratamento até a alta médica.
Mesmo assim, o paciente exigiu a retirada do acesso venoso, pois estava deixando por conta própria do HGT e, portanto, assumindo todos os riscos. Por medidas de segurança a Enfermagem retirou o acesso venoso do paciente, que estava consciente e orientado. Ele evadiu-se do HGT às 21h30, em companhia de seu acompanhante.
O HGT, por meio do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), está disponível para qualquer esclarecimento para fortalecer o relacionamento transparente e humanizado junto aos seus usuários.”
Redação do Tailândia News Brasil