“O Agente Secreto” representa a quebra de um jejum de 27 anos para o cinema brasileiro.
O filme brasileiro “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho, foi o grande vencedor da categoria de Melhor Filme de Língua Não Inglesa na 83ª edição do Globo de Ouro, realizada no domingo, 11 de janeiro de 2026. A vitória marca um momento histórico, sendo a primeira vez que o Brasil leva este troféu desde 1999, quando Central do Brasil foi premiado.
Ambientado no Recife de 1977, o thriller político é protagonizado por Wagner Moura, que também fez história na mesma noite ao vencer o prêmio de Melhor Ator em Filme de Drama. Durante seu discurso de agradecimento, o diretor Kleber Mendonça Filho saudou o público com um “Alô, Brasil!”, exaltou a parceria com Moura e dedicou a conquista aos jovens cineastas, reforçando a importância de continuar produzindo cinema no cenário político atual.
A produção desbancou fortes concorrentes internacionais, incluindo o favorito Foi Apenas Um Acidente (França/Irã), e consolidou o filme como um dos grandes nomes da temporada de premiações, aumentando as expectativas para o Oscar.
