O Brasil é hoje um dos 10 países que segundo o V-Dem Varieties Of Democracy (Instituto Variedades de Democracia, da Universidade de Gotemburgo), que indicam declínio democrático segundo o estudo, 25 nações que incluem 1/3 da população mundial – 2,6 bilhões de pessoas – estariam experimentando uma onda acelerada de autocratização.
Veja a lista dos 10 países:
Polônia, Hungria, Turquia, Brasil, Servia, Benin, Índia, Ilhas Mauricius, Bolívia e Tailândia.
Os elementos que corroboram para as conclusões do estudo realizado pelo Instituto de Gotemburgo estão: Ameaça a imprensa, perseguição acadêmica e repressão de movimentos da sociedade civil. Um outro ponto não menos importante é o uso que governos fazem para gerar e manter a polarização política patrocinando desinformação pelas mídias sociais, as chamadas fake news.
A Polônia tem como presidente Andrzej Duda, de extrema-direita, a Hungria tem como mandatário Viktor Orbán, extremista de um partido nacional-conservador de direita chamado Fidesz, e a Turquia é presidida por Recep Tayyip Erdogan cujo governo é marcado por repressões a imprensa, corrupção, declarações extremistas e tentativa de controlar o judiciário.
Baixe o relatório completo clicando AQUI
Assista a palestra “Como morrem as democracias” de Steven Levitsky:
Leia mais:
- ‘TromPetista’ é preso ao tentar impedir passagem de blindados no DF(Abre numa nova aba do navegador)
- 11 de setembro, as Torres Gêmeas e os Estados Unidos(Abre numa nova aba do navegador)
- Renilce Nicodemos participa de cerimônia do Projeto Saúde na Comunidade