O deputado e prefeito eleito de Barcarena, Renato Ogawa, esteve com o presidente do Senado Davi Alcolumbre, tratando de um problema antigo na cidade.
Mesmo sendo o porto principal da região norte do país, o Porto de Vila do Conde está com os seus acessos intrafegáveis, já que praticamente tudo é exportado hoje por ele – gado, soja, minerio -, exportação que cresce a cada ano desde que ele iniciou suas atividades, a 35 anos atrás.
Renato tem um plano de mobilidade urbana nova para Barcarena, com a ideia de tirar esses caminhões pesados de circulação das mesmas vias que trafegam ônibus, carros e motos.
Ogawa busca viabilizar junto ao Governo Federal um convênio com o Governo Estadual para a duplicação e manutenção das PAs 483 e 481, que próximas ao Porto estão intrafegáveis pelo volume de carretas pesadas que chegam diariamente.
O governador Helder foi receptivo a ideia de Ogawa. Alcolumbre prometeu tratar do assunto com o Ministro de Infra Estrutura Tarcísio Gomes de Freitas.
É importante lembrar que o Porto de Vila do Conde é federal, mas seu acesso é através de rodovias estaduais, que sofrem com o grande tráfego, sem a colaboração do Governo Federal para fazer a manutenção dessas vias.
Se tudo der certo, esse convênio entre os governos federal e estadual será o primeiro passo para resolver o problema da mobilidade urbana no município.