Operação ”Polícia mais Forte” Combate ao tráfico de entorpecentes no Pará

2
Operação ''Polícia mais Forte'' Combate ao tráfico de entorpecentes no Pará
Foto: Eli Pamplona

Parques estaduais e municipais de SP voltam a funcionar aos finais de semana a partir do próximo sábado

Só em janeiro e fevereiro já foram apreendidos mais de 400 kg de maconha em todo o território paraense

A operação permanente “Polícia Mais Forte” vem permitindo aos agentes da Polícia Militar aumentar a apreensão de drogas pelo Estado, especialmente em municípios das regiões Nordeste e Sudeste. Só nos primeiros 15 dias de fevereiro foram descobertos mais de 40 mil pés de maconha em Tailândia, Moju e Cachoeira do Piriá, além de tabletes da droga prensada, sementes e armas caseiras. Até agora, a PM já apreendeu 412,8 quilos de maconha em todo o Pará – somente em Tailândia e Moju foram apreendidos 314,15 kg, o que representa mais de 76% do total já apreendido nestes primeiros meses do ano.

De acordo com o tenente-coronel PM Henrique Pereira, do Departamento Geral de Operações, a “Polícia Mais Forte” se baseia em uma distribuição estratégica institucional voltada ao policiamento ostensivo, para que mais de 60% da cota de gratificação de complementação de jornada operacional que o governo do Estado usa para comprar as folgas dos agentes é destinada a garantir o efetivo necessário para colocar a operação nas ruas.

“O incremento também é de viaturas, em cerca de 50%, no horário mais crítico da mancha criminal, e em 52 municípios onde a incidência de crimes é maior, de segunda a segunda. A gente atribui o sucesso da operação justamente à credibilidade da população, que começa a nos passar informações privilegiadas, não só pelo contato pessoal, mas também pelos canais oficiais de denúncia. Isso permite que a expertise dos PMs seja direcionado para diligências bem sucedidas, também com o apoio da Polícia Civil”, informa o tenente-coronel.

Tailândia – Durante uma ação realizada no domingo (14), agentes da 6ª Companhia Independente de Polícia Militar (6ª CIPM) localizaram uma plantação com quase 25 mil pés de maconha no município de Tailândia, no Sudeste. Em razão do volume, os militares tiveram que incinerar a maior parte da droga no local.

Equipes do Grupamento Tático Operacional (GTO) e da Rocam (Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas), ambos da 6ª CIPM, foram à vicinal “Pão Torrado”, na zona rural de Tailândia, após serem informados que havia uma grande plantação de maconha na área.

Entretanto, ao chegarem ao local, os policiais foram recebidos com tiros disparados por dois homens, que fugiram para a mata fechada. As equipes realizaram buscas no local e encontraram às proximidades uma armadilha, com espingarda engatilhada, e a desmontaram.

Após a fuga dos suspeitos, os policiais localizaram a plantação de maconha e uma garrafa de dois litros com sementes da erva. Parte da droga foi incinerada no local e mil pés foram levados para a Delegacia de Polícia Civil de Tailândia, para as providências cabíveis.

Por fim ,no mesmo município, no último dia 4 de fevereiro, a PM localizou um plantio de maconha em uma área onde também havia quatro pessoas em aparente situação de trabalho análogo ao de escravo. Contudo Foram recolhidos 143 tabletes de maconha prensada e quase dez sacas do entorpecente, somando 243 kg. O homem responsável pela plantação foi preso em flagrante e colocado à disposição da Justiça.

Fonte: Agencia Pará

Norte Ambiental

Deixe seu Comentário com o FACEBOOK:

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here