Close Menu
    What's Hot

    Larissa de Jesus, de Campo Grande-MS, é a nova colunista da TN Brasil TV

    30 de novembro de 2025

    Crise Institucional em Goianésia do Pará: MP e Judiciário “De Olho” em Nova Rodada de Denúncias

    30 de novembro de 2025

    ​Dirceu, o mais votado do PT no Pará, lidera preferência para a chapa majoritária de 2026

    30 de novembro de 2025
    Facebook X (Twitter) Instagram LinkedIn WhatsApp
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube
    TN BRASIL TV – Outro Ponto de Vista
    • Amazônia
    • NOTÍCIAS
      • FOLHA DE ESPORTES
      • IMPRENSA
      • AGRONEGÓCIO
      • EDUCAÇÃO
      • COP-30 – Belém
      • CULTURA
        • Filmes, Séries e Documentários
      • LIVROS, PALESTRAS, CURSOS e E-books
      • Business
      • ECONOMIA
      • JUSTIÇA
        • JUSPARÁ
      • FOLHA POLICIAL
      • RELIGIÃO
      • TURISMO
    • ALEPA EM FOCO
    • JUSPARÁ
    • Coluna do Cassimiro
      • Ciências Políticas
      • Coluna Paula Souza
      • Renata Feitosa
      • Carla Crispin
      • Colunista Bárbara Luíza
      • Colunista Cleucy Santos
      • Coluna Professor Davi Barbosa
      • Coluna do Breno Guimarães
      • Indira Lima
      • Emilly Almeida
      • Helenilson Pontes
      • Colunista Rev. Marcelo Lemos
    • POLÍTICA
      • O CARCARÁ
      • OBSERVATÓRIO POLÍTICO
    • PORTAL DA HISTÓRIA
    • MUNDO
      • China “O Império do Meio”
      • Estados Unidos “Tio San”
      • Rússia “A Grande Potência”
    INSCREVA-SE
    TN BRASIL TV – Outro Ponto de Vista
    Início Perícia nega análise da PF que afastou Appio, delator teria sido ‘infiltrado’ de Moro e mais
    POLÍTICA

    Perícia nega análise da PF que afastou Appio, delator teria sido ‘infiltrado’ de Moro e mais

    TN BRASIL TVTN BRASIL TV17 de junho de 2023
    Facebook WhatsApp Twitter LinkedIn Telegram Copy Link
    O novo juiz da Lava Jato, Eduardo Appio, da 13ª Vara Criminal de Curitiba - Divulgação/Justiça Federal do Paraná

    O juiz solicitou seu retorno à Operação Lava Jato na 13ª Vara de Curitiba diante de perícia que contradiz PF

     

    O juiz Eduardo Appio, afastado da Operação Lava Jato na 13ª Vara de Curitiba, protocolou uma liminar no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) solicitando seu retorno ao cargo. A defesa de Appio apresentou uma perícia que contradiz a análise da Polícia Federal (PF) que culminou em seu afastamento.

    Desde 22 de maio, o magistrado se encontra afastado de suas funções por determinação do Conselho do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). Uma investigação indicou que Appio teria acessado um processo que continha o contato de João Malucelli, filho do desembargador do TRF-4 Marcelo Malucelli, e feito ameaças por meio de uma ligação telefônica.

    A investigação teve início a pedido do próprio desembargador, que se declarou suspeito de julgar casos relacionados à Operação Lava Jato devido à proximidade entre seu filho, João Malucelli, e o senador Sergio Moro (União Brasil-PR), já que ambos são sócios em um escritório de advocacia.

    Marcelo Malucelli / Marcelo Stodolni/TRF4

    No decorrer da chamada telefônica, a pessoa identificada pela PF como Appio estabeleceu contato com João e requisitou o número de telefone de Marcelo, fingindo ser um funcionário do sistema judiciário federal. “Tem absoluta certeza de que não se envolveu em nada indevido?”, teria ouvido João.

    Segundo a perícia, não há certezas sobre a autoria da ligação. “Peticionário [juiz Appio], com veemência, consigna que não realizou o diálogo telefônico que lhe é imputado através da realização de uma apressada perícia que desrespeitou a cadeia de custódia”, diz o pedido de liminar.

    “Os celulares através dos quais foram realizados os supostos diálogos sequer foram apreendidos ou periciados. Ademais, a violação à cadeia de custódia assume proporções particularmente graves quando se sabe que o Excelentíssimo Senhor Senador Sérgio Fernando Moro reconheceu, explicitamente, que atuou diretamente nas questões objeto do presente pedido de avocação.”

    Delator diz que foi obrigado por Moro e procuradores a gravar conversas

    O empresário de Curitiba e ex-deputado estadual Antônio Celso Garcia, conhecido como Tony Garcia, alegou que teria sido obrigado por procuradores e pelo ex-juiz federal Sergio Moro a gravar pessoas ilegalmente depois de aceitar um acordo de delação premiada, em 2004.

    “Eu fui um agente infiltrado deles”, disse Garcia em entrevista à Folha de S. Paulo. “Eles [procuradores] me obrigaram a andar com dois telefones deles com microfone aberto. Foi assim que eu gravei o [advogado] Roberto Bertholdo, um monte de gente, para eles. Quando eles pegavam conversas que interessavam, eles levavam ao Moro e ele esquentava as conversas. Fazia como se tivesse autorização judicial, com data retroativa.”

    Tony Garcia / Reprodução/Redes Sociais

    Garcia disse que levou as supostas ilegalidades ao conhecimento da juíza federal Gabriela Hardt em 2021, mas que a magistrada não teria tomado nenhuma providência. O conteúdo teria sido encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF) somente em abril deste ano por decisão do juiz Eduardo Appio.

    Nesta segunda-feira (5), Hardt entrou com uma representação criminal contra Tony Garcia por crime contra a honra. A juíza também deixou o caso ao se declarar suspeita para julgar os casos em que o delator é parte.

    Tony Garcia foi preso pela Polícia Federal em 2004, sob a acusação de gestão fraudulenta do Consórcio Nacional Garibaldi. No mesmo ano, o empresário assinou o acordo de delação premiada.

    Assessor de Lira é demitido após ser alvo de operação da PF

    Um dos auxiliares do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), Luciano Cavalcante, pediu demissão do cargo que ocupava na liderança do PP na Casa, nesta segunda-feira (5). Ele é um dos alvos da Operação Hefesto da Polícia Federal, que investiga fraudes e lavagem de dinheiro a partir de contratos de compra de equipamentos de robótica para escolas em Alagoas com dinheiro do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), durante o governo de Jair Bolsonaro (PL).

    A suspeita é que Luciano Cavalcante e sua esposa foram beneficiados com os recursos desviados do FNDE. Conforme mostrou reportagem da Folha de S. Paulo, os valores eram provenientes das emendas do Orçamento Secreto, cujo controle de distribuição era de responsabilidade de Arthur Lira.

    As investigações da PF sobre os esquemas de corrupção na compra de equipamentos de robótica apontam que o empresário Edmundo Catunda repassou R$ 550 mil à Construtora EMG, que levantou a residência de Luciano Cavalcante. Catunda é sócio da empresa Megalic, que ganhou as licitações de kits de robótica para escolas de municípios em Alagoas.

    Arthur Lira (primeiro da esquerda à direita) e Luciano Cavalcante (terceiro da direita à esquerda) / Reprodução/Instagram

    Segundo a PF, os pagamentos destinados à construtora foram feitos entre abril e outubro de 2020, o mesmo período em que foram acertados os detalhes dos acordos na compra dos equipamentos de robótica.

    Em nota, a PF afirma que “foram realizadas, pelos sócios da empresa fornecedora [Megalic] e por outros investigados, movimentações financeiras para pessoas físicas e jurídicas sem capacidade econômica e sem pertinência com o ramo de atividade de fornecimento de equipamentos de robótica, o que pode indicar a ocultação e dissimulação de bens, direitos e valores provenientes das atividades ilícitas”.

    Sogro de Juscelino Filho utiliza Ministério das Comunicações como escritório próprio

    Sócio na Modal Consult, Fernando Fialho teria um espaço no gabinete de seu genro Juscelino Filho (União Brasil), ministro das Comunicações, para despachar com outros empresários, apesar de não ter nenhum cargo público.

    De acordo com reportagem do Estadão, os registros de entradas e saídas mostram que Fialho atende na sede da pasta, em Brasília, o que foi confirmado pela própria assessoria do Ministério das Comunicações. Um dos empresários que foi recebido por Fialho chegou a afirmar à reportagem que tratou de internet e expansão de conectividade.

    Fernando Fialho / Reprodução/Agência Nacional de Transportes Aquaviários

    Entre as funções da pasta está a de regular o setor de telecomunicações e promover a inclusão digital. Fialho, no entanto, não tem relação com a área. Ele já foi diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), entre 2006 e 2012, e secretário de Estado do Maranhão, entre abril de 2012 e dezembro de 2014, durante a gestão da hoje deputada federal Roseana Sarney (MDB-MA).

    Hoje, o sogro de Juscelino é parte societária de cinco empresas nos setores de portos, construção, mineração, criação animal e consultoria, segundo dados da Receita Federal.

    Comissão de Ética da Presidência inicia investigação contra Salles

    A Comissão de Ética Pública (CEP) da Presidência da República iniciou uma investigação contra o deputado federal Ricardo Salles (PL-SP) por suspeita de interferência na atuação da Polícia Federal durante seu mandato como ministro do Meio Ambiente. O procedimento foi aberto na última sexta-feira (2).

    Ricardo Salles / Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

    Em maio 2021, o ex-ministro no governo de Jair Bolsonaro (PL) foi alvo da Operação Akuanduba da PF, que investigou crimes contra a Administração Pública, como corrupção, advocacia administrativa, prevaricação e, especialmente, facilitação de contrabando, praticados por agentes públicos e empresários do ramo madeireiro. Salles foi acusado de favorecer madeireiros ilegais.

    Contrabando e R$ 14 milhões ‘suspeitos’: o que Salles precisará explicar à Justiça

    Um mês depois, o delegado da Polícia Federal Alexandre Saraiva foi afastado da Superintendência do Amazonas após acusar Salles de obstruir uma investigação que resultou em apreensão de madeira ilegal.

     

    Edição: Nicolau Soares

    Caroline Oliveira

    Fonte: Brasil de Fato
    Previous ArticleJoaquim Passarinho é o melhor deputado federal do Pará segundo Ranking dos Políticos
    Next Article Delegado Caveira é avaliado como o segundo melhor deputado federal do Pará de acordo com o Ranking dos Políticos
    JORNALISMO INDEPENDENTE
    TN BRASIL TV
    • Website
    • Facebook
    • Instagram

    TN BRASIL TV desde 2015 é uma empresa de notícias, publicidade e produção. Se destaca pela cobertura de temas políticos nacional e internacional, com seriedade, sem se conduzir por paixões ou ideologias. Promove Reflexões HISTÓRICAS, Entrevistas, Revista Digital e Debates, no Facebook e Instagram. O site é uma referência em sua área de atuação.

    Leia Mais

    ​Dirceu, o mais votado do PT no Pará, lidera preferência para a chapa majoritária de 2026

    30 de novembro de 2025

    Tailândia investe em segurança: Prefeito Lauro Hoffmann entrega Kits Starlink ao 45º BPM

    29 de novembro de 2025

    CNT/MDA: Lula lidera com folga contra Michelle e Eduardo Bolsonaro em 2026

    28 de novembro de 2025
    Add A Comment

    Comments are closed.

    Últimas Notícias
    Larissa de Jesus, de Campo Grande-MS, é a nova colunista da TN Brasil TV
    Larissa de Jesus, de campo Grande-MS, é a nova colunista da TN Brasil TV

    Larissa de Jesus, de Campo Grande-MS, é a nova colunista da TN Brasil TV

    TN BRASIL TV
    ·
    30 de novembro de 2025
    Crise Institucional em Goianésia do Pará: MP e Judiciário “De Olho” em Nova Rodada de Denúncias
    Crise Institucional em Goianésia do Pará: MP e Judiciário "De Olho" em Nova Rodada de Denúncias

    Crise Institucional em Goianésia do Pará: MP e Judiciário “De Olho” em Nova Rodada de Denúncias

    Taciano Cassimiro
    ·
    30 de novembro de 2025
    ​Dirceu, o mais votado do PT no Pará, lidera preferência para a chapa majoritária de 2026
    ​Dirceu, o mais votado do PT no Pará, lidera preferência para a chapa majoritária de 2026

    ​Dirceu, o mais votado do PT no Pará, lidera preferência para a chapa majoritária de 2026

    TN BRASIL TV
    ·
    30 de novembro de 2025
    Torcedor do Palmeiras morre em acidente em Lima antes da final da Libertadores
    Torcedor do Palmeiras morre em acidente em Lima antes da final da Libertadores

    Torcedor do Palmeiras morre em acidente em Lima antes da final da Libertadores

    Rhana Mendes
    ·
    29 de novembro de 2025
    CNT/MDA: Lula lidera e abre quase 20 pontos de vantagem sobre Michelle Bolsonaro
    CNT/MDA: Lula lidera e abre quase 20 pontos de vantagem sobre Michelle Bolsonaro

    CNT/MDA: Lula lidera e abre quase 20 pontos de vantagem sobre Michelle Bolsonaro

    Rhana Mendes
    ·
    29 de novembro de 2025
    Lula lidera com ampla vantagem sobre Eduardo Bolsonaro, diz pesquisa
    Lula lidera com ampla vantagem sobre Eduardo Bolsonaro, diz pesquisa

    Lula lidera com ampla vantagem sobre Eduardo Bolsonaro, diz pesquisa

    Rhana Mendes
    ·
    29 de novembro de 2025
    CNT/MDA: Lula mantém vantagem e marca mais que o dobro das intenções de Tarcísio
    CNT/MDA: Lula mantém vantagem e marca mais que o dobro das intenções de Tarcísio

    CNT/MDA: Lula mantém vantagem e marca mais que o dobro das intenções de Tarcísio

    Rhana Mendes
    ·
    29 de novembro de 2025
    CNT/MDA: Lula lidera com 38,8% e abre 11 pontos de vantagem sobre Bolsonaro em 2026
    CNT/MDA: Lula lidera com 38,8% e abre 11 pontos de vantagem sobre Bolsonaro em 2026

    CNT/MDA: Lula lidera com 38,8% e abre 11 pontos de vantagem sobre Bolsonaro em 2026

    Rhana Mendes
    ·
    29 de novembro de 2025
    Chicão encerra Alepa Itinerante em Breves reforçando compromisso com diálogo direto com a população
    Chicão encerra Alepa Itinerante em Breves reforçando compromisso com diálogo direto com a população

    Chicão encerra Alepa Itinerante em Breves reforçando compromisso com diálogo direto com a população

    TN BRASIL TV
    ·
    29 de novembro de 2025
    Tailândia investe em segurança: Prefeito Lauro Hoffmann entrega Kits Starlink ao 45º BPM
    Tailândia investe em segurança: Prefeito Lauro Hoffmann entrega Kits Starlink ao BPM

    Tailândia investe em segurança: Prefeito Lauro Hoffmann entrega Kits Starlink ao 45º BPM

    TN BRASIL TV
    ·
    29 de novembro de 2025
    TOP 10 - AS MAIS LIDAS

    • Pesquisa CNT aponta crescimento na avaliação do Governo Lula

      Pesquisa CNT aponta crescimento na avaliação do Governo Lula

    • PT se pronuncia sobre suposta filiação de Oruam

      PT se pronuncia sobre suposta filiação de Oruam

    • Ministro do STJ critica desrespeito à jurisprudência e alerta para prisões injustas por reconhecimentos irregulares

      Ministro do STJ critica desrespeito à jurisprudência e alerta para prisões injustas por reconhecimentos irregulares

    • Lula lidera todos os cenários para 2026, diz pesquisa CNT

      Lula lidera todos os cenários para 2026, diz pesquisa CNT

    • Lacombe sobre prisão de Bolsonaro "esperava uma reação popular" e "precisa [mos] da ajuda de Donald Trump"

      Lacombe sobre prisão de Bolsonaro “esperava uma reação popular” e “precisa [mos] da ajuda de Donald Trump”

    • Michelle Bolsonaro critica tempo de visita a Bolsonaro na PF

      Michelle Bolsonaro critica tempo de visita a Bolsonaro na PF

    • CNT/MDA: Lula lidera com folga contra Michelle e Eduardo Bolsonaro em 2026

      CNT/MDA: Lula lidera com folga contra Michelle e Eduardo Bolsonaro em 2026

    • CNT/MDA: Lula lidera e abre quase 20 pontos de vantagem sobre Michelle Bolsonaro

      CNT/MDA: Lula lidera e abre quase 20 pontos de vantagem sobre Michelle Bolsonaro

    • Preso, Jair Bolsonaro tem crise de soluços e fica sem salários

      Preso, Jair Bolsonaro tem crise de soluços e fica sem salários

    • Compromisso com o Esporte | Vereador Roni Baiano acompanha partidas da XV Copa Dendê, em Palmares

      Compromisso com o Esporte | Vereador Roni Baiano acompanha partidas da XV Copa Dendê

    Alepa Em Foco

    Chicão encerra Alepa Itinerante em Breves reforçando compromisso com diálogo direto com a população

    By TN BRASIL TV29 de novembro de 2025

    Presidente da Alepa conduziu audiência pública e sessão ordinária no Marajó destacando escuta ativa das…

    Lu Ogawa (PP): Alepa Itinerante em Breves aproxima parlamento da população marajoara

    By Rhana Mendes27 de novembro de 2025

    O deputado estadual Lu Ogawa (PP) esteve presente, na terça-feira (25), na sessão da Alepa…

    Deputado Zeca Pirão articula melhorias para Belém em reunião com ‘Águas do Pará’

    By Rhana Mendes27 de novembro de 2025

    Nesta quarta-feira (26), o deputado estadual Zeca Pirão (MDB) cumpriu uma agenda voltada à melhoria…

    JusPará

    A NOTA da OAB-PA, a COP-30 e um EQUÍVOCO: a informação não é falsa

    By Taciano Cassimiro27 de novembro de 2025

    O texto publicado em 24 de novembro sob o título “Oportunidade Perdida…

    Absolvição após 20 anos: Júri de Breu Branco encerra caso de homicídio de 2004

    By Rhana Mendes27 de novembro de 2025

    O Tribunal do Júri da Comarca de Breu Branco, no Pará, absolveu um…

    Jair Bolsonaro e a semi-imputabilidade

    By César Ramos26 de novembro de 2025

    Os meus mais de 23 anos de advocacia me ensinaram que, em…

    China "O Império do Meio"
    “Um momento único para o Pará”, destaca secretário Adler Silveira na COP30
    By Rhana Mendes12 de novembro de 2025

    O jornalista Taciano Cassimiro, da TN Brasil TV, entrevistou o Secretário de Infraestrutura e Logística…

    A China é Capitalista?

    28 de janeiro de 2025

    Líder chinês Xi Jinping reúne-se com primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sanchez

    9 de setembro de 2024

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube LinkedIn
    • Página Inicial
    • Faça Sua Doação
    Colabore por um mundo melhor informado. Se utilizar nossos conteúdos cite a fonte!

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.