O peronista Sergio Tomas Massa, do Unión por la Patria, venceu o 1º turno das eleições na Argentina, no domingo (22), e enfrentará o ultraliberal Javier Milei, no 2º turno, em 19 de novembro. Massa liderou o pleito desde as primeiras parciais.
Na sequência, em terceiro lugar, Patricia Bullrich, com 23,83%, Juan Scharetii 6,8% e Myriam Bregman 2,69%.
Massa em seu discurso afirmou “Quero dizer aos argentinos que este grande dia faz com que a nossa democracia saia mais forte, mais robusta”, destacou em seu discurso e agradeceu o crescimento de 15 pontos que conquistou no PASO. Disse também que se vencer em novembro vai “começar a construir uma nova etapa para a história política Argentina”.
O candidato de Kirchner ainda afirmou “Quero convocar você para que tenha a capacidade de acabar com a ideia da destruição do outro, do amigo-inimigo. Se algo ficou claro é que o crack morreu e uma nova etapa começa”.
Já Javier Milei em discurso destacou “Dois terços dos argentinos votaram pela mudança. Agora limpe a lousa, embaralhe e dê novamente com o objetivo de acabar com o kirchnerismo”, e acrescentou “em novembro, custe o que custar, em novembro temos que vencer”.
Mais informações sobre as eleições argentina, você pode ver no site o Clarin AQUI.